Temporada de chuvas: saiba como avaliar o status dos pneus para viajar

Crédito: Reprodução/Freepik

Se uma viagem segura começa pelo planejamento, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tem alertado que o início de 2023 reserva um grande volume de chuvas para motoristas em todo o país. Por esta razão, dirigir pelas estradas requer ainda mais atenção. A verificação do estado dos pneus é fundamental nesse processo, afinal, quando estão desgastados aumentam os riscos de acidentes, principalmente com a possibilidade de temporal que favorece a aquaplanagem dos veículos.

Além do estado, o motorista também deve observar que todos os pneus vendidos, novos ou reformados, tenham obrigatoriamente o selo de conformidade do Inmetro, uma garantia de que os produtos passaram por ensaios laboratoriais – como verificação da marcação, dimensional, ensaio de velocidade sob carga, entre outros – atestando que todos os requisitos de segurança e desempenho foram atendidos.

Outro ponto importante é a verificação do prazo de validade dos pneus, normalmente estabelecido em cinco anos pelos fabricantes. Na lateral do pneu, é possível encontrar quando o mesmo foi fabricado, sendo que os dois primeiros algoritmos são referentes a semana e os demais ao ano de fabricação.

“Mesmo que o veículo não seja muito utilizado, é preciso obedecer ao prazo de validade, porque a borracha pode ressecar trazendo maior risco de estouro do pneu. Também é importante se atentar às condições. Se o pneu estiver gasto, com bolhas ou ressecado é hora de trocá-lo”, explicou Marcos Torres Scomparin, representante da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). “O mesmo cuidado deve ser direcionado ao estepe também”, completou.

A verificação do balanceamento dos pneus também deve ser realizada, segundo Scomparin, já que é necessária a distribuição igualitária do peso por todos os pneus. “Assim, evita-se desgastes prematuros e aumenta a vida útil do pneu”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima