Marca de biojoias “Foi o Jorge que fez” transforma madeira sustentável em colares, brincos e pulseiras únicos

Tendência mundial, a moda sustentável ganha espaço cada vez maior no mundo fashion, conquista admiradores e desperta talentos como o de Jorge Marcelo de Oliveira, que depois de mais de 20 anos de atuação como produtor de moda e jornalista, descobriu na criação de biojoias sua nova paixão e carreira profissional.

Criada em maio de 2018, a marca de biojoias Foi o Jorge que fez reúne peças produzidas com madeiras sustentáveis. Depois de tratadas e combinadas com outros elementos como vegan suede, pedras, murano, cristais e pérolas acrílicas, elas se tornam colares, brincos e pulseiras. A marca também produz exclusivos colares de decoração, adorno perfeito para mesas, aparadores, estantes e armários, bastante em alta no design de interiores atual.

Jorge Marcelo, que também é editor do portal Mondo Moda, conta que a marca surgiu com a ideia de reaproveitar as sobras de madeira dos objetos de decoração produzidos por seu companheiro, Flávio Casagrande.

“Sempre acompanhei todo o processo de criação do Flávio e um dia peguei um retalho e imaginei que poderia render algo bacana, me veio à mente a imagem de um acessório. A partir daí, o Flávio passou a preparar as peças para mim e comecei a criar. No começo ainda não sabia muito bem o que fazer, fiz uma primeira coleção, ainda meio que experimental, algumas peças ficaram muito boas, outras nem tanto. Aí comecei a pesquisar e aos poucos fui entendendo quais materiais utilizar, como combinar, o que ficava bom, e as coisas foram acontecendo”, relembra.

Atualmente, as produções não utilizam mais madeira de descarte, e sim madeiras sustentáveis, desenhadas, cortadas e tratadas especificamente para as criações e que, antes da finalização da peça, recebem acabamentos variados, como cera, verniz, óleo mineral e, mais recentemente, pintura, adquirindo toques de cor, para agradar a todos os gostos.

A inspiração? Vem da arte, da moda, do cinema… “Sempre tive o olhar muito atento à arte e depois que comecei a criar as minhas peças, fiquei ainda mais ligado, procuro me aprofundar, estudar, e isso me inspira”, conta.

Como é inerente ao seu trabalho de produtor e editor de um portal focado em moda, desenvolve suas coleções de acordo com o calendário fashion. “No momento, por exemplo, estou produzindo a coleção pré-outono, inspirada no filme Wakanda Forever. Eu amo o trabalho de produção e o design de figurino dos filmes e fiquei pensando como tornar essa inspiração viável. No começo errei, mas aí fui ajustando e deu certo”, diz.

Desde o início, segundo Jorge Marcelo, já foram criadas e produzidas mais de mil peças, todas exclusivas e numeradas. “Cada peça é única.”

O processo de vendas, que já incluiu a participação em inúmeros eventos como feiras de artesanato e bazares, hoje está concentrado via Instagram (@foiojorgequefez) ou por meio do contato direto com Jorge Marcelo, via whatsapp, “para quem já é cliente”.

Também é possível encontrar peças em algumas lojas que revendem as criações. “Tenho uma cliente com uma loja em Ubatuba, por exemplo, que tem vendido muitas peças, estou bastante feliz com a receptividade do meu trabalho no litoral”, afirma.

6 comentários em “Marca de biojoias “Foi o Jorge que fez” transforma madeira sustentável em colares, brincos e pulseiras únicos”

  1. Jorge Marcelo sempre foi uma pessoa com olhar especial e criativo, ter criado a ” foi o jorge que fez” foi consequencia desse olhar.
    Suas peças são maravilhosas e exclusivas. Eu tenho várias!!

  2. Sou fã das peças produzidas pelo Jorge. Uma novidade a cada coleção.
    Não dá para ter 1 só.
    Minha paixão é o primeiro que adquiri que é de madeira com uma bola preta com bolinhas brancas.
    São peças atemporais, descoladas. Um “MUST HAVE” para mulheres antenadas.
    Amoooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima