Governo Federal exige atualização do CadÚnico

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas alerta as famílias inscritas no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para a atualização periódica dos seus dados cadastrais. A revisão e a averiguação cadastrais são exigência do Governo Federal e tem por objetivo a atualização das informações socioeconômicas e identificação de possíveis inconsistências nos dados.


Somente no mês de dezembro de 2023, foram realizados mais de 4,6 mil atendimentos nos 23 postos fixos e nas duas unidades móveis que realizam o Cadastro Único. Desse total, cerca de 80% representam atualizações cadastrais. Campinas conta, hoje, com 144.633 famílias inseridas no CadÚnico.

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, explica que o processo de averiguação e revisão cadastral ocorre de forma continuada, com calendário e processo de organização divulgados anualmente.  “As famílias são chamadas por SMS ao longo dos meses, com o aviso sobre a necessidade de atualização e apresentação da documentação obrigatória, além do trabalho de divulgação feito pela Coordenadoria de Transferência de Renda e Cadastro Social que, em conjunto com a rede socioassistencial, repercute essas informações nos territórios”, comenta.

Como fazer

O atendimento em um dos 23 postos de cadastro é feito mediante agendamento pelo telefone 156; pelo WhatsApp (19) 2116 0156 ou, ainda, pelo e-mail cadastro.agenda@campinas.sp.gov.br.  “O agendamento é obrigatório e importante para garantir uma forma de organização que garanta um atendimento de qualidade às famílias”, destaca a coordenadora da área, Regina Machado.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos  disponibiliza mensalmente a lista das famílias em situação de Averiguação Cadastral Unipessoal, Averiguação de Renda ou Revisão Cadastral do Cadastro Único no endereço https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/assistencia-social-pessoa-com-deficiencia-e-direitos-humanos/pagina/cadastro-unico-cadunico . No link é possível acessar também o calendário das duas Unidades Móveis do que percorrem os bairros, além de mais informações sobre o programa social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima