Lei que incentiva a doação de sangue pelos servidores

O prefeito Dário Saadi sancionou ontem (14), duas leis para os servidores públicos. A primeira cria um abono assiduidade para os profissionais da Prefeitura que se ausentaram para doar sangue; já a segunda normatiza as folgas de quem trabalha na aplicação de concursos públicos e processos seletivos. Durante o evento também foi inaugurado o Espaço de Saúde do Servidor, uma antiga reivindicação de quem trabalha no Paço Municipal.

Dário contou já ter feito cirurgias de urgência com baixo estoque de sangue. “É muito difícil para o médico fazer uma cirurgia de emergência se não tem sangue no estoque. O paciente corre um risco muito alto. Então, como médico, eu vejo como uma importância muito grande e, também, como doador de sangue, que eu sou”, completou.

A diretora do Serviço de Coleta do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carolina Lima Salmoiraghi, se emocionou ao falar da iniciativa. “Quero agradecer a iniciativa da Prefeitura em ser nossa parceria em busca da melhoria dos nossos estoques de sangue. Estamos passando por um momento difícil e pode ser que você, servidor, vá nos ajudar”, disse.

A partir da sanção da Lei, os servidores que se ausentarem para doar sangue terão a ausência abonada, sem perder os abonos a que têm direito no ano.

“Foram três notícias extremamente importantes para os servidores. Poder se ausentar para doar sangue sem prejuízo, mais do que direito, é um incentivo à solidariedade e o respeito à vida”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Outra ação importante é a formalizar o direito à folga para os servidores que trabalham voluntariamente na aplicação das provas de concursos, que são sempre nos fins de semana.”

Com relação ao Espaço de Saúde do Servidor, a gestora agradeceu a parceria com a Secretaria de Saúde e falou da importância dessa linha de cuidado com os profissionais da Prefeitura. “Aqui será um espaço de acolhimento, de prevenção à saúde e para campanhas, além de cuidados emergenciais. Também será um local agradável para as nossas servidoras amamentarem seus bebês”, completou.

O Salão Vermelho estava repleto de alunos da academia da Guarda Municipal, que sempre contribuem para as campanhas de doação de sangue. “A Guarda Municipal tem feito todos os esforços para contribuir com a campanha Sangue Azul”, disse a comandante Maria de Lourdes Soares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima