Maçanetas modernas são muito perigosas em caso de acidente

Hoje, mais que estética e modernidade, as maçanetas das portas que se retraem para o interior das portas, ajudam na aerodinâmica. Teoricamente, esse mecanismo começou no Tesla e se expandiu para Mercedes-Benz, Audi, BMW e outros modelos, principalmente os elétricos.

Porém, a entidade independente de segurança automotiva alemã, ADAC, uma das mais sérias e competentes do mundo, faz um importante alerta: o sistema pode comprometer a segurança dos passageiros em caso de acidente. O sistema de abertura das portas é acionado na chave e algumas também abrem fazendo manualmente uma pressão. Mas a grande maioria, abre somente de maneira elétrica.


Num acidente ou incêndio, se a parte elétrica for afetada, as maçanetas não funcionam e dificulta a ação dos socorristas no salvamento dos passageiros. A demora em abrir as portas pode comprometer a vida das pessoas a bordo.
Segundo a ADAC, esse trabalho pode ficar ainda mais difícil se for feito por pessoas não profissionais.

O ADAC aconselha os proprietários de veículos com esse sistema de abertura das portas, a se informarem bem sobre o funcionamento e a manterem um martelo num lugar seguro para, em caso de emergência e de não ter ainda chegado a ajuda, quebrarem os vidros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima