Revista francesa destaca a realização da exposição NQHOMA na Campinas Decor

A exposição de arte NQHOMA, realizada de 26 de março a 14 de abril na 26ª edição da Campinas Decor, foi destaque na revista francesa LND. A publicação, que se dedica às artes, design, moda e cultura a fim de inspirar, inovar e impulsionar esse universo, destinou duas páginas ao evento, dando visibilidade internacional aos artistas envolvidos e à principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista.

Além de fotos de trabalhos expostos no ambiente Alameda Campinas Decor e de um texto sobre a exposição com curadoria de Ligia Testa, a matéria destaca a fachada do histórico Prédio do Relógio, que abriga a mostra até o dia 26 de maio.

Com 22 artistas participantes, a exposição coletiva NQHOMA trouxe para o centro da discussão a falta de espaço das mulheres no mundo da arte e nos principais museus internacionais. A estimativa é de que apenas 6% de mulheres artistas participem efetivamente de exposições mundo afora, pelos grandes museus, o que é ínfimo e inaceitável em pleno século 21, reforça a curadora Ligia Testa.

“Como curadora, é uma satisfação enorme ver a exposição NQHOMA fortalecer essa presença da mulher no mundo da arte e fazer tanto sucesso. A arte em si despreza limites geográficos, podendo, nos dias atuais, ser criada e imediatamente exposta ao mundo inteiro, mas ainda temos que ganhar as mesmas condições para homens e mulheres alcançarem o mesmo espaço. Há pessoas em todos os países do mundo admirando os nossos artistas e estamos admirando a arte do mundo todo”, diz Ligia.

“Tivemos o privilégio de inaugurar o ambiente Alameda Campinas Decor com essa exposição incrível e agora nos sentimos mais honrados ainda de ver que a iniciativa ganhou repercussão internacional, levando para outros países o nome da Campinas Decor e também o talento de todos os profissionais envolvidos”, afirma Fernando Penteado Filho, diretor da Campinas Decor.

Para essa exposição, a curadora escolheu talentosos artistas visuais para estarem juntos. Dezesseis mulheres e seis homens convidados que defendem a maior participação feminina, entre eles, Adriana Baldin, Armando Matiolli, Cris Sagarra, Duda Clementino, Fernanda Carvalho, Felipe Bystroff, Flávia Carvalho Jackson, Gisele Faganello, Ivânia Tanaka, Josie Mengai, Karol Coelho, Luigi Di Mauro, Marcelo Jordão, Mariana Gadelha, Mariana Junqueira, Nadir Santilli, Pamela Machado, Paulo Gavioli, Stephen Linsteadt, Tânia Martins, Teresa Ceregatti e Vanda Direne.

Tendo como cenário o ambiente Alameda Campinas Decor, assinado pelos renomados arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra, veteranos em participações na principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, as obras desses artistas reuniram técnicas diversas, entre elas, pinturas, fotografias, esculturas, abstratos, figurativos, geométricos, óleos, acrílicas, aquarelas, papel machê, ouro, spray e técnicas mistas, em um panorama de completude artística.

A Le Noveau Design ou LND Magazine foi criada em 2008 e se tornou referência em moda, arte e design. Na vanguarda de temas mundiais, a LND traz em seus editoriais as últimas tendências emergentes e cria um universo de estilo de vida através de conteúdo altamente selecionado para inspirar e conectar um público global sobre questões relacionadas a essas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima