“Superdrone” campineiro ajuda vitimas de áreas alagadas em Canoas

O grupo da Prefeitura de Campinas em missão humanitária em Canoas (RS) realizou sobrevoo de áreas alagadas utilizando o “superdrone” da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta terça-feira, 14 de maio. No segundo dia da missão, a equipe também ajudou no resgate de 72 animais domésticos.

Na ação, Campinas representa a força-tarefa do governo do Estado de São Paulo. Participam da missão humanitária os agentes Gabriel Botelho Assis Benatti e Tânio Rodrigues Alves, da Defesa Civil, e o técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli. Benatti e Tortelli são operadores de drone e Alves é agente da Defesa Civil que já atuou em outras missões humanitárias.

No primeiro dia de ação, a equipe atuou no bairro Rio Branco. Com quase 30 mil habitantes, a localidade está totalmente alagada. O trabalho foi feito em conjunto com a Defesa Civil do município. Já nesta terça-feira, segundo o agente da Defesa Civil Tânio Rodrigues Alves, o trabalho se concentrou no bairro Martins Velho.

Com 45 mil pessoas, o bairro também está alagado em boa parte. A equipe campineira sobrevoou a área com o “superdrone” para fazer a localização de animais e pessoas. Além disso, apoiaram no resgate de 72 animais domésticos, inclusive dando apoio aos veterinários voluntários na triagem e no cuidado com os pets que chegaram às tendas do setor de proteção animal.

“A situação continua bastante complicada. Segunda-feira (13) houve uma pequena baixa na água, mas hoje ela voltou a subir novamente. A previsão é que o escoamento total dessa água leve muito tempo ainda”, informou Alves.

O trabalho nos abrigos também não para. “O trabalho dos voluntários nos abrigos continua. Todas as escolas, ginásios, associações, paróquias, igrejas, todos os lugares onde há um espaço há pessoas alocadas”, disse o agente.

O dispositivo empregado na ação é o DJIM30T, o “super drone” da Emdec, que tem ampla capacidade de geração de imagens, incluindo a possibilidade de voos em dias chuvosos ou com ventos de até 80 km/h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima