Programa contra a obesidade infantil é lançado em Campinas

A Prefeitura de Campinas lançou hoje (24), uma nova iniciativa da parceria com a empresa global de saúde Novo Nordisk e a Embaixada da Dinamarca no programa “Cities for Better Health” com o objetivo de prevenir a obesidade em crianças e adolescentes de 6 a 13 anos. A cidade é uma das seis no mundo em que a iniciativa será implementada e o alinhamento dos objetivos ocorreu em reunião na Sala Azul.

A nova fase é um complemento à parceria iniciada em 2023 e que tem como foco ações intersetoriais direcionadas para alimentação saudável e prática regular de atividades físicas para prevenir doenças crônicas não transmissíveis como diabetes.

O objetivo do trabalho é implementar intervenções de impacto, escaláveis e comunitárias, sobretudo em áreas vulneráveis do Município. A Secretaria de Saúde estima que 2,4 mil crianças e adolescentes, na faixa etária alvo do projeto global, estão obesos em Campinas. O total aumenta para 5,3 mil quando é considerada a população de até 19 anos, o equivalente a 21,2% do total de 25,3 mil residentes neste grupo infanto-juvenil.

A cidade deve receber apoio da parceria ao longo de três anos para discutir alterações estruturais, comunitárias ou individuais com foco nos resultados, fazer mobilizações junto à população, planejamento de sustentabilidade e acompanhamento de resultados dos indicadores.

“Em Campinas nós já temos um programa de alimentação escolar que tem o maior cuidado com os alimentos saudáveis para nossas crianças. E agora esse programa em parceria com a Novo Nordisk e o governo da Dinamarca vai fazer ações importantes para reduzir a obesidade infantil aqui”, destacou o prefeito Dário Saadi ao ponderar que a diminuição desta condição nas crianças e adolescentes também implica em ter menos jovens e adultos com problemas de sobrepeso e obesidade.

Ele explicou ainda que até o fim deste ano a Prefeitura deve registrar as entregas de 16 creches do programa Espaço do Amanhã, o que representa a possibilidade de garantir alimentação saudável para mais 5 mil crianças. Quatro unidades já foram entregues e todo projeto direcionado para crianças de até 3 anos na área da Educação representa investimento de R$ 144 milhões. “É um avanço histórico.”

O secretário de Saúde, Lair Zambon, valorizou o propósito da nova iniciativa. “Campinas tem vocação para coisas novas, de ser protagonista. E isso se encaixa bem quando pensamos no sentido de prevenção”, falou o titular da Pasta ao avaliar que a iniciativa também permite reflexos positivos na população que está em faixas

A vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk no Brasil, Simone Tcherniakovsky, ponderou que o programa exige envolvimento das pessoas e destacou a participação de Campinas no programa global.

“Essa extensão do programa é voltada à obesidade infanto-juvenil e vai começar a ser implementada através de uma parceria com a Prefeitura e com o apoio da Embaixada. Para a Novo Nordisk, é um enorme prazer poder dar continuidade a esse programa aqui em Campinas, a gente acredita muito no potencial da cidade e da equipe que está aqui”.

Participaram ainda do encontro representantes das secretarias de Esportes e Educação, da Ceasa, além do governo da Dinamarca e dos parceiros implementadores do projeto, a Delivery Associates e a Behavioural Insights Team.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima