Mensagem tenta enganar desavisados a pagarem falsa tarifa do IPVA

Mais um golpe está circulando em sites falsos na internet sobre o pagamento de uma falsa taxa do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Os especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky descobriram ao menos 38 endereços fraudulentos usados nessa nova campanha maliciosa.

Ao acessar o termo “IPVA”, os links fraudulentos são apresentados como patrocinados (sponsored) e aparecem nos primeiros lugares – isso acontece pois os criminosos estão promovendo o golpe no setor de buscas. Importante esclarecer que os links patrocinados são uma ferramenta legítima. Infelizmente, há a exploração deles pelos fraudadores para aplicar golpes em desavisados.

Ao acessar o site falso, as pessoas visualizarão uma réplica do site original. Porém, ao realizarem a solicitação de pagamento do IPVA 2024 ou consultarem multas para pagá-las, o site falso apresentará a opção de pagamento via PIX ou gerará boletos falsos. Caso os desavisados façam a transação ou concluam o pagamento, estarão enviando seu dinheiro para os criminosos.

“Os criminosos patrocinam links maliciosos pois sabem que a maioria das pessoas irá clicar nos sites que aparecem no topo da página. Como sabemos que o cibercrime busca o menor caminho para chegar até as vítimas, é importante que as pessoas estejam atentas a sites suspeitos – digite o site desejado manualmente pela URL. Ao detectar sinais de golpe, como links duvidosos ou solicitações de informações sensíveis, é essencial pausar e verificar a autenticidade antes de prosseguir”, comenta Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.

Abaixo a lista de alguns dos domínios maliciosos encontrados: a Kaspersky alerta todos os usuários a estarem atentos a e-mails suspeitos relacionados ao IPVA e faz as seguintes recomendações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima