Obras de reforma e ampliação do PS do Hospital Mário são entregues

A segunda etapa das obras de reforma e ampliação do pronto-socorro adulto do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti foram entregues hoje (29) pelo prefeito Dário Saadi. A partir de quinta-feira (4) terá início o atendimento dos pacientes em um espaço renovado e com acessibilidade.

“O hospital atende uma demanda imensa de pacientes e precisava, há tempo, de adequação de sua recepção e dos consultórios, sala de medicação e de toda a infraestrutura necessária ao atendimento. Não foi possível fazer tudo ao mesmo tempo, por isso estamos fazendo por fase. A que entregamos hoje representa 70% do total”, afirmou Saadi.

O prefeito ressaltou que a obra vem ocorrendo sem parar o atendimento e que não foi restringida a atenção a nenhum paciente. “Agora entraremos na terceira fase, com a reforma do prédio do antigo pronto-socorro infantil e da recepção da área de internação. Quando estiver concluído, haverá o dobro de consultórios, que sairá dos atuais sete, para 14”, informou.

O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, explicou que, após a conclusão das obras previstas, o pronto-socorro terá áreas para especialistas, especialmente para ortopedistas, que ficarão no PSA, melhorando o atendimento nessa área. A operacionalização desse conjunto de ações ocorrerá entre setembro e outubro.

 

“O hospital tem 50 anos e está passando por uma reforma estrutural para adaptá-lo às novas situações tecnológicas. É preciso ter um hospital climatizado, informatizado, com equipamentos. Há também a questão da humanização no atendimento, de acolher bem o doente, com um bom espaço para suplantar o estresse que ele passa pelo fato de estar doente”, disse. Bisogni disse que, melhorando as condições de trabalho, há consequente melhora na performance, atendendo mais pacientes.

 

Obra

 

No período de reforma do PSA os atendimentos passaram a ocorrer na área do antigo pronto-socorro infantil (PSI), desativado em dezembro de 2022, com a transferência da área de urgência e emergência pediátrica para o Mário Gattinho. O Mário Gatti realiza por mês, em média, 10 mil atendimentos de urgência e emergência em adultos.

 

Foram construídas novas rampas de acesso de pedestre e veículos, conjunto de banheiros, incluindo estruturas para pessoas com necessidades especiais. Todos os ambientes terão tecnologia de filtração de ar.

Com o retorno do atendimento adulto para a área original, terão início as terceira e quarta fases, com a reforma do antigo pronto-socorro infantil e sua anexação ao PSA. A conclusão dessa fase está prevista para o final de agosto. Com isso, a área para atendimento de adultos passará de 1,86 mil para 2,58 mil metros quadrados. Haverá também a adequação da entrada de visitas a pacientes internados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima