Saúde faz mutirão em 1ª Marcha Trans para atualizar cadastros de pacientes

A Secretaria de Saúde realiza um mutirão neste sábado, 29 de junho, para atualizar cadastros de pacientes no SUS Municipal durante a 1ª Marcha Trans de Campinas. O trabalho ocorre na concentração do evento no Largo do Pará, Centro, das 12h às 15h, com objetivo de preencher prontuários com nome social, orientação sexual e identidade de gênero.

A ação especial terá ainda orientações para inclusão do nome social na Receita Federal e Cartão SUS e  explicações sobre o funcionamento do Ambulatório Transcender, centro de referência para assistência integral à saúde da população transexual em Campinas.

A mobilização inclui também a distribuição de materiais informativos sobre os cadastros, além de 4,3 mil preservativos externos, 4 mil sachês de lubrificantes e camisetas alusivas à testagem para HIV e sífilis que foram fornecidos pelo Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Campinas.

“A inclusão de dados como identidade de gênero e orientação sexual são muito importantes para o atendimento em saúde. A última versão do prontuário eletrônico ampliou a utilização desses campos, sendo obrigatório o preenchimento do campo ‘deseja informar’, o que antes não era necessário”, explicou Mariana Rossi Avelar, coordenadora da área técnica da Saúde Mental em Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima