Relatório confirma que Campinas está entre as melhores cidades para se viver

O relatório inédito IPS Brasil aponta Campinas como a 18ª cidade do Brasil com maior qualidade de vida. Já no recorte apenas dos municípios paulistas, a posição sobe para 12º lugar. Considerando apenas os municípios com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas ocupa a 3ª posição.

O Índice de Progresso Social (IPS), produzido pelo Imazon, é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios, ou seja, países, estados, municípios e até comunidades.

Todos os 5.570 municípios brasileiros passaram pela avaliação. Campinas atingiu a nota geral de 69,88 (máximo de 100) com destaque para as categorias “Água e Saneamento” e “Acesso à Informação e Comunicação” e ficou próxima da líder do ranking, Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, que obteve 74,49.

A ferramenta avalia os territórios com base em três eixos: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. As notas atribuídas em cada um dos eixos foram utilizadas para fazer a média final.

No quesito “Água e Saneamento”, Campinas teve nota de 93,13, coma avaliações sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário adequado e índice de perdas na distribuição. A segunda melhor nota foi no acesso à informação e comunicação (nota 80,86), que mediu a qualidade da cobertura de internet móvel e densidades da internet banda larga e telefonia móvel. Outro destaque foi o acesso ao ensino superior, que obteve nota 71,57 em relação aos trabalhadores da cidade com ensino superior, mulheres empregadas com ensino superior e nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O IPS foi utilizado pela primeira vez em 2014, nos Estados Unidos, pelo professor da Harvard Business School, Michael Porter. A partir daí, a utilização da ferramenta se desencadeou pelo mundo, sendo um instrumento importante para medir os avanços e as necessidades locais, além de permitir uma conversa produtiva internamente e externamente com o objetivo de combater a pobreza e construir uma sociedade mais sustentável.

Confira o ranking das cidades com mais de 1 milhão de habitantes:
Brasília (DF): 71,25
Goiânia (GO): 70,49
Campinas (SP): 69,88
Belo Horizonte (MG): 69,62
Curitiba (PR): 69,36
São Paulo (SP): 68,79
Porto Alegre (RS): 66,9
Rio de Janeiro (RJ): 66,41
São Luís (MA): 65,69
Guarulhos (SP): 65,02
Fortaleza (CE): 64,42
Manaus (AM): 64,35
Salvador (BA): 63,8
Recife (PE): 63,73
Belém (PA): 62,51

O estudo completo pode ser conferido no site IPS Brasil: https://ipsbrasil.org.br/.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima