A cidade de Campinas apresentou uma redução nos principais índices criminais nos primeiros quatro meses de 2024 se comparado ao mesmo período do ano passado. A queda mais expressiva foi de 6,22% no número de roubos na cidade, seguido da redução em 5,88% na quantidade de homicídios.
Houve diminuição também em roubo de veículos (-3,17%), furtos (-1,82%) e furto de veículos (-0,68%). Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública, calculados com base no registro de boletins de ocorrência nos distritos policiais do município.
O resultado reflete o esforço integrado da Guarda Municipal com as polícias Militar, Civil e Federal, por meio de operações conjuntas e da troca de informações entre as forças de segurança, inclusive com outras guardas municipais das cidades da região.
“A redução destes índices criminais é um mérito do engajamento conjunto com as corporações policiais da cidade e da região, focando em patrulhamento preventivo, compartilhamento de informações, além da aplicação de tecnologia para prevenção e solução de crimes”, analisa o secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi. “No caso da redução de furto e roubo de veículo, por exemplo, é um resultado positivo por conta dos investimentos em importantes ferramentas de Inteligência, como os sistemas Córtex e Detecta para consulta de banco de dados criminais, além da tecnologia do Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular”, completa o secretário.
Veículos com queixa de furto ou roubo que são cadastrados Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (SIMVECAMP) passam a ser monitorados pelas câmeras inteligentes. Assim, ao passar por um ponto de monitoramento, o Centro de Comunicação e Controle da Guarda Municipal aciona a viatura mais próxima para realizar a possível abordagem e encaminhamento ao Distrito Policial para deliberação da autoridade.
A Secretaria de Segurança de Campinas também aumentou o efetivo de guardas municipais no patrulhamento a pé no Centro. A Pasta adquiriu novos uniformes para os guardas municipais e renovou a frota de viaturas. Os agentes de segurança passam, frequentemente, por capacitação e treinamento.