A Ceasa Campinas inaugura na próxima sexta-feira (7), o primeiro box permanente e exclusivo para comercialização de produtos orgânicos, que vai atender a região de Campinas e o sul de Minas Gerais. A loja, que atenderá no atacado e varejo, é uma parceria do Livres Agroecologia com a ANC – Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região.
A Central de Alimentos Orgânicos – Rede Livres conta com uma estrutura organizada para atender quase 6 milhões de pessoas, que moram na RMC e no Sul de Minas com mercadorias oriundas da agricultura familiar e da Economia Solidária.
O Livres reúne, em um só local, os produtores, revendedores e consumidores finais de alimentos saudáveis, orgânicos e agroecológicos. Além disso, está mais próximo de feirantes e vendedores de cestas da RMC e Sul de Minas para adquirirem seus produtos.
O Livres Agroecologia não atua como atravessador, pois os preços dos produtos são definidos pelo produtor e somados ao custo da operação. Desta forma, é uma empresa social e os resultados são aplicados nos projetos. Em Campinas, conta com a primeira loja no bairro Guanabara, onde realiza feiras aos sábados, e também lojas nos distritos de Barão Geraldo e Sousas com almoços aos sábados.
“Nós queremos encurtar e simplificar toda essa cadeia de alimentos saudáveis. De que forma? Concentrando a produção que vem direta dos agricultores, facilitando assim, aos vendedores e consumidores finais itens de qualidade, variedade e com preço justo. Tudo isso, dentro do sistema solidário e colaborativo. É o que chamamos de Economia Solidária, porque torna uma relação sem exploração e que gera renda e valores de solidariedade”, explica Arlei Medeiros, membro da coordenação do Livres Agroecologia.
Para Adriana de Oliveira Cabral, presidente da ANC, é muito importante para todos os produtores um espaço que fomenta o desenvolvimento da Agroecologia na região de Campinas. “Com esse espaço de distribuição, podemos alcançar mais pessoas com alimentos de qualidade, sem veneno e saudáveis para o maior número possível”.