Seminário vai discutir como evitar o trabalho infantil em Campinas

Na próxima sexta-feira (14), das 9h às 12h, será realizado um seminário sobre o tema “Trabalho Infantil: Consequências e ações estratégicas para o enfrentamento”.  O evento será realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal e é organizado pelo comitê do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

“O enfrentamento ao trabalho infantil é uma batalha que requer coragem, empatia e comprometimento de toda a sociedade. Toda criança que conseguimos resgatar dessa realidade é uma vitória que ressoa no futuro de nossa comunidade. Este seminário é mais um passo essencial nessa jornada, unindo forças e conhecimentos para garantir que elas possam viver suas infâncias plenamente, com dignidade e esperança”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

No programa estão palestras de Edson Gonçalves Lelagalo Oliveira e Silva, agente de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, juíza do Trabalho na 1ª Vara do Trabalho de Campinas e Juizado Especial da Infância e Adolescência de Campinas; e Verônica Aparecida Zibordi Rosa, coordenadora do Movimento Vida Melhor (MVM). A mediação será da conselheira tutelar Laysa Campos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/LkxPuStZbqhzFvn7A.

Trabalho infantil

Segundo dados do Movimento Vida Melhor (MVM), Organização da Sociedade Civil (OSC) encarregada pela Prefeitura de Campinas no enfrentamento do trabalho infantil, Campinas identificou em 2023 164 casos de trabalho infantil e, até maio, 83 registros. A maior parte dos casos foi observada na região Sul, que representa 53% dos casos tanto em 2023 quanto em 2024. A faixa etária mais frequente é dos 12 aos 15 anos, com 57%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima