"

Teste – Renault Kardian acelera bem e é muito confortável

Sem a menor duvida o Renault Kardian, o mais novo modelo da marca francesa, é um divisor de águas. O novo SUV da Renault é primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo de um litro, 125 cavalos de potência, 220 Nm de torque e câmbio automático de dupla embreagem úmida.

O Kardian é realmente um carro novo, moderno e bem acabado, que chega para competir no segmento B-SUV. A marca pretende até 2027 lançar outros sete novos modelos.

Surpreendente

Produzido no Brasil, o Kardian tem uma grade frontal exibe desenhos em formato de “diamante”, na cor preta. A assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente.  Comparado com alguns dos concorrentes, o Kardian se destaca pelas linhas harmoniosas e muito atuais. Os faróis em três níveis e a grade, que imita elementos em forma piramidal, são o destaque do novo SUV.

Na traseira, o mesmo destaque 3D da dianteira, estão nas lanternas e para-choque, criando um visual muito agradável.  O defletor no teto colabora muito com a harmonia do design.

Destaque para a “engenharia” muito moderna das barras longitudinais do teto. Além de acomodarem carga de até 80 quilos, ainda tem a flexibilidade de poderem ser rotacionadas em 90 graus, ficando duas barras transversais para acomodar cargas longas como pranchas de surfe ou bicicletas.  As rodas diamantadas são de 17 polegadas.

Por dentro o design é muito agradável, moderno e surpreende pelo excelente acabamento. Apesar de ter o uso de muito material plástico, eles são de muito boa qualidade e os encaixes são perfeitos. O console central elevado e a alavanca de câmbio em formato de joystick, dão uma aparência sofisticada e só encontrada em modelos de nível muito superior. Nele, além dos porta-objetos, é possível dispor do apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros).

Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento.

Outro importante item de conforto é o freio de estacionamento que é eletrônico.
O painel de instrumentos digital de 7 polegadas apresenta todas as informações sobre a condução. O motorista pode escolher entre três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade com design minimalista.

Na parte central superior do console, está a central multimídia de 8 polegadas com design flutuante e que oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela.

Esta tela também oferece acesso às regulagens do exclusivo sistema Multi-Sense. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e My Sense.
Somado a esses modos de condução, o ambient lighting permite a escolha de oito opções de cores para o fundo da tela do painel de instrumentos, que se harmoniza com iluminação em LED dos painéis das portas dianteiras.

O Kardian traz sistema de áudio com seis alto falantes (dois boomers e dois tweeters na dianteira e dois coaxiais na parte traseira) especialmente desenvolvido para a cabine do modelo, com o objetivo de oferecer alta fidelidade, som espacial e cristalino, respeitando o timbre original das músicas e em qualquer volume.

Ótimo motor 

Andar com o Kardian é muito agradável e prazeroso. Graças ao motor turbo de 1,0 litro de 125 cavalos, flex (que tem a mesma base de engenharia do motor turbo 1,3 flex, que era utilizado na Captur e em alguns modelos da Mercedes, já que foi desenvolvido em parceria), o SUV acelera de 0 a 100 Km/h em 9,8 segundos e atinge a máxima de 180 quilômetros por hora. O consumo é muito bom, e faz 9,1 km/ l no ciclo urbano e 9,9 km/l na estrada com etanol e com gasolina 13,1 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada, respectivamente.

Assim como outros modelos da marca francesa na Europa, o Kardian conta com uma moderna transmissão “automática” muito competente. O câmbio com dupla embreagem úmida. A nova transmissão é uma excelente evolução da tecnologia ruim e ultrapassada dos CVT. Com rodar macio e confortável, o Kardian tem uma boa estabilidade e passa muita confiança ao motorista. Os freios param o carro com muita segurança e sem desvios. Outro dado interessante é os bons ângulos de entrada e saída. Mesmo que não seja a finalidade, se o motorista for para uma estrada de terra, não terá aborrecimentos.

Equipamentos de segurança 

O Kardian vem com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS). Confira abaixo todos eles: Controle de velocidade adaptativo (ACC), Alerta de colisão frontal (FCW), Frenagem automática de emergência (AEB), Alerta de distância segura (DW), Alerta de ponto cego (BSW), Câmera multiview (são quatro câmeras) Câmera de estacionamento traseira, Sensor de estacionamento traseiro, Sensor de estacionamento frontal, Sensor crepuscular, Controlador de velocidade, Limitador de velocidade, Assistente de partida em rampa (HSA), Seis airbags e, controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Preços
Renault Kardian Première Edition – R$ 132.790 (modelo avaliado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima