Campinas começa a vacinar pessoas de até 45 anos contra HPV

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou hoje (18), a aplicação de vacina contra HPV para pessoas de até 45 anos que fazem profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. A dose está disponível nos 68 centros de saúde (CSs) e a medida deve contemplar 2 mil pessoas atendidas pelo Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

A Pasta segue as diretrizes do Ministério da Saúde definidas em nota técnica. Ela estipula dose única às pessoas de 15 a 45 anos que estão realizando o procedimento no momento.

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, explicou que a PrEP no Brasil está indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentam contextos de risco aumentado para infecção pelo HIV.

“Oportunizar o acesso à vacina pode ser considerada uma ação com impacto na prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV, principalmente o câncer anal”, afirmou. A infecção por HPV eleva o risco de transmissão do HIV.

Desde abril deste ano há indicação de dose única para todas as pessoas de até 19 anos. A vacinação em adolescentes é indicada por ao menos 100 países e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos sobre prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais). É importante receber a vacina na faixa etária recomendada, uma vez que a produção de anticorpos é maior nestas idades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima