As mulheres que desejarem fazer o exame de mamografia gratuitamente podem fazer inscrição nos centros de saúde ou no Disque Saúde – 160. Segundo a Secretaria de Saúde a capacidade é de até 50 avaliações por dia e serão efetuados na carreta intenerate do Hospital de Amor. A ação ocorre de 1º de agosto a 3 de outubro na Praça da Juventude, no distrito do Ouro Verde.
O público-alvo são mulheres com idade entre 40 e 49 anos que fizeram o exame há mais de um ano, e mulheres de 50 a 69 que realizaram há pelo menos dois anos.
A ação ocorre por meio de um convênio entre a Secretaria e o hospital. A coordenadora da Saúde da Mulher em Campinas, Miriam Nóbrega, ressaltou a importância das pessoas comparecerem aos agendamentos. “Esta é uma excelente oportunidade para realizar o exame de mamografia, mas infelizmente há dias em que menos da metade de mulheres inscritas vai ao local de avaliação. Por isso, fazemos um apelo para que as pessoas se programem e não desperdicem a oportunidade”, explicou.
Campinas registrou 550 novos casos de câncer de mama entre 2010 e 2018 e, com isso, a incidência corresponde a 72,3 a cada 100 mil mulheres. A cura depende do momento do diagnóstico e da agressividade, mas pode chegar a 95% quando há detecção precoce.