A Citroën lançou oficialmente hoje (07) na Índia, o seu novo SUV coupê: o Basalt. O modelo, que deverá ser um dos veículos mais bonitos do mercado nacional, chegará ao mercado brasileiro no final de setembro. No vácuo do estilo do Fiat Fastback, o Basalt faz parte do projeto C-Cubed, que inclui o C3 hatch e C3 Aircross, do qual tem muito em comum.
O Basalt foi desenvolvido para os mercados emergentes, como parte da Ásia e América do Sul e será produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de janeiro. O SUV coupé vai chegar com motor 1,0 litro flex, turbo, que desenvolve 130 cavalos de potência máxima. Esse motor já utilizado, por exemplo, no C3 Aircross e a transmissão será CVT (transmissão continuamente variável).
O interior, semelhante também com o Aircross, virá com uma central multimídia de 10,25″ e painel de instrumentos digital com tela de 7″. O Basalt contará com seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitor de pressão dos pneus.
A Stellantis, proprietária da marca Citroën, reposicionou a marca francesa, que antes era de veículos mais elitizados, por modelos de entrada e renovando toda a linha. Essa função antes era da Peugeot. (Antônio Fraga)