A Unidade de Pronto Atendimento Carlos Lourenço suspenderá os exames de raio-x entre domingo, dia 11 de agosto, e quarta-feira, dia 14, para troca do equipamento. Essa unidade é a terceira UPA a receber novos equipamentos de raio-x e a implantar o sistema de processamento de imagens (Sistema PACS), uma ferramenta que viabiliza a comunicação e o arquivamento de imagens de maneira segura.
A orientação é para que, nesse período, a população busque atendimento, preferencialmente, em outras UPAs. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi orientado a encaminhar para outras unidades pacientes atendidos pelo serviço e que possam necessitar do exame. Aqueles que estiveram na UPA, em observação, e precisarem do exame também serão transportados pelo Samu para outra unidade.
O novo sistema de processamento de imagens vai permitir, por exemplo, que os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e as UPAs acessem raio-x que tenham sido realizados em qualquer unidade da Rede Mário Gatti. A próxima UPA a receber o novo raio-x será a São José, concluindo, assim, a troca dos equipamentos das quatro unidades de pronto atendimento.
O raio x digital está implantado nas UPAs desde 2019. No início, as imagens ficavam no computador do radiologista. Para que o médico da unidade que requisitou o exame pudesse receber o resultado, era necessário imprimir o exame. Hoje, o sistema de raio-x digital está integrado com os computadores instalados nos consultórios médicos, nas salas de emergência e na observação das UPAs.
Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.