Mês em homenagem ao compositor Carlos Gomes inicia domingo

A cidade de Campinas celebra a partir do próximo domingo, 1 de setembro, as homenagens ao Mês Carlos Gomes. A programação prossegue até o dia 30 de setembro. A agenda dos eventos que serão realizados ao longo do mês em celebração ao compositor campineira foi apresentada à Imprensa na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, na Academia Campinense de Letras. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A apresentação da programação contou com a participação dos membros da Comissão Organizadora do Mês Carlos Gomes e da secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.

“É muito importante dizer que o Mês Carlos Gomes a partir de muitas entidades que se dedicam a homenagear a memória do compositor. A programação está bastante intensa: um mês de atividades nas entidades e em espaços públicos”, disse Alexandra Caprioli.

Entre as celebrações, há exposições, palestras, passeio a pé por lugares que marcaram a vida do músico; concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), com a participação dos vencedores do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, e homenagens da Associação Brasileira de Artistas Líricos e da Academia Campineira de Letras e Artes.

O anfitrião da Academia Campinense de Letras, Jorge Alves de Lima, disse que “todos os anos, as entidades se esforçam para cada vez mais aperfeiçoar as homenagens ao maestro”. A programação visa manter viva a memória do Carlos Gomes e, ao mesmo tempo, revelar para as novas gerações e para aqueles que ainda não conhecem o maestro campineiro.

Alcides Ladislau Acosta, do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), também destacou o esforço das entidades em promover os eventos que levam ao público o nome de Carlos Gomes e a sua importância para Campinas. Entre eles, Alcides citou o Concurso Estímulo para Cantores Líricos que revela a cada edição “vozes maravilhosas que encantam o público local, nacional e do exterior”.

A secretária Alexandra Caprioli também mencionou o Concurso Literário Carlos Gomes, que tem a participação dos alunos do quinto ano das escolas da rede municipal. “São mais de 2 mil alunos que trabalham nas escolas o tema Carlos Gomes e fazem o concurso de redação, que também é um incentivo, para que eles contem do jeito deles a história de como eles entenderam Carlos Gomes.” Alexandra também mencionou os quatro passeios a pé que circularão pelos lugares da cidade que têm conexão com a história de Carlos Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima