Depois de 52 anos, Lojas Americanas encerra as atividades no centro de Campinas

A grave crise financeira pela qual passa o Grupo Americanas provocou o encerramento das atividades de um dos comércios mais tradicionais da região central de Campinas. Inaugurada em 5 de novembro de 1972 no calçadão da Rua 13 de Maio, o fechamento da primeira unidade Lojas Americanas da cidade causou surpresa na população que transita pelo centro campineiro. Como “satisfação”, a empresa colocou um simples cartaz comunicando o encerramento das atividades.

As Lojas Americanas ainda possuem 13 pontos comerciais em funcionamento na cidade de Campinas, além de efetuarem vendas pela internet. O Grupo está desde 2023 em processo de recuperação judicial, após serem descobertas fraudes contábeis e um rombo bilionário superior a R$ 43 bilhões.

A primeira Lojas Americanas surgiu em 1929, em Niterói (RJ). Quatro norte-americanos, John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, se uniram e iniciaram o Grupo Americanas.

Em nota, o Grupo Americanas justificou o fechamento da loja.
“A Americanas informa que o processo de abertura e fechamento de lojas faz parte do curso normal do varejo somado ao plano de transformação da companhia, que prevê ajustes imediatos e de curto e médio prazos com foco na rentabilidade e otimização do negócio. A companhia reforça que o fechamento não impacta os consumidores, que ainda podem adquirir produtos e serviços nas 13 unidades em Campinas”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima