"

Alunos do ensino fundamental são diplomados como socorristas mirins

Cinquenta e três alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Vicente Ráo, no Parque Industrial, foram diplomados como socorristas mirins, na última sexta-feira (6), após participarem de dez treinamentos em primeiros socorros do projeto Samuzinho na Escola, coordenado pelo Núcleo de Educação em Urgência da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

A proposta do Samuzinho na Escola é ensinar as crianças a utilizarem adequadamente o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de noções básicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.

“O Samu, além do serviço de atendimento à população, tem procurado desenvolver programas educacionais com crianças em idade escolar, para que elas possam aprender e multiplicar informações. Temos dois projetos em andamento em primeiros socorros: um com as crianças, e outros com professores, dentro da Lei Lucas”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Escolas foram certificadas

As 53 crianças que participaram do primeiro grupo de estudantes do projeto receberam diploma de socorrista mirim, camiseta, boné do Samu e medalha, em solenidade no Salão Vermelho da Prefeitura com a presença de pais e professores.

Erika Marani Frutuoso, mãe de Maria Júlia, da primeira turma do projeto, avalia como muito positivo o treinamento dado as crianças. “Minha filha se envolveu bastante, a cada aula chegava em casa contando o que tinha aprendido e depois nos fazia perguntas e nos corrigia quando a resposta não era correta”, falou.

Para as crianças, o aprendizado foi importante. “A gente aprendeu o que fazer em várias situações e tudo foi feito de forma divertida”, disse Ana Laura Rodrigues da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima