Jovens com Down aprendem a se locomover em transporte público

Uma experiência muito importante foi desenvolvida pelo CESD – Centro Síndrome de Down com nove jovens atendidos pela entidade. Apoiados pela Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas  aprenderam a andar de transporte público. A  experiência que uniu autonomia, aprendizado sobre mobilidade urbana e uma dose de diversão entre amigos. Com idades entre 16 e 18 anos, ontem (16), na programação da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas, eles participaram de um passeio de ônibus ao distrito de Sousas.

A programação teve início no CESD, na Vila Brandina, de onde os participantes e equipe pedagógica partiram, na companhia de uma equipe de Educação da Emdec. De lá, caminharam até o ponto de ônibus mais próximo, na avenida José Bonifácio, onde embarcaram em ônibus cedido para a atividade pela empresa Pádova. A turma também recebeu cartões de bilhete único, e foi orientada sobre o uso. O destino foi a praça Beira Rio, em Sousas, e arredores.

“A atividade procura, por meio de uma vivência prática, estimular os alunos ao exercício de uma mobilidade urbana autônoma, inclusiva e sustentável”, explicou Caio Pedron, analista de Educação da Emdec. Caio integra a equipe que orientou os jovens, e da qual também fazem parte agentes da mobilidade urbana.


Alguns adolescentes usaram o ônibus pela primeira vez, ou tinham usado pouco o meio de transporte público. Outros tiveram a oportunidade de conhecer Sousas com os amigos. Este foi o caso de Rafaella dos Reis, 18 anos. “Nunca fui com eles lá, achei legal”, contou, sobre a experiência.

Psicopedagoga que acompanha o grupo no CESD, Gabriela Dias explica que a atividade ocorre dentro de um ciclo chamado “Vida em Perspectiva”. “Eles fazem vivências antecipatórias do mercado de trabalho e de protagonismo de vida adulta: pegar ônibus, ir para os lugares que têm interesse, entender como funciona este processo. Por isso, essa parceria com a Emdec, porque muito se fala de políticas públicas nos meios de transporte, mas para pessoas com deficiência física, e não intelectual”, contou. “A parceria foi muito importante e fomos acolhidos com muito carinho”, avaliou a profissional, que acompanhou a turma, junto da monitora Luíza Ribeiro.

Após uma tarde de estímulos e orientação, ao final do passeio, a turma embarcou de volta para o CESD.

Semob 2024

A programação da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas inclui diversas atividades, como capacitações para motoristas do transporte público coletivo, workshop para motociclistas, oficinas e vivências com crianças e jovens de escolas e instituições.

Também tem blitze educativas com motociclistas, esquetes teatrais nas faixas de pedestres para conscientização sobre travessia segura, ações educativas em bares para conscientização sobre os riscos da combinação álcool e direção, comemoração do Dia do Agente da Mobilidade Urbana, participação em caminhadas e encontros de ciclistas, simulado de atendimento de acidente com múltiplas vítimas, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima