Antes mesmo de uma criança entrar para a escola é muito importante que, já no ambiente familiar, ela começe a trilhar um caminho importante em direção à alfabetização e á leitura. Pra isso, o PIC – Plano Primeira Infância Campineira, orienta que este momento precisa ser acompanhado de perto pelos responsáveis. O PIC, é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas que prioriza políticas públicas intersetoriais para a primeira infância, etapa de vida até os 6 anos da criança, propõe uma reflexão sobre como aproveitar o alto potencial cognitivo desta fase.
A principal recomendação das diretrizes do PIC é que a criança seja estimulada ao máximo pelo ambiente externo e mantenha uma rotina de brincadeiras ao ar livre.
“O que se tem visto é que as crianças estão isoladas, estão emparedadas, e nosso papel aqui é desemparedar. A Administração tem se preocupado em oferecer parques, praças e lugares onde os pequenos possam brincar e se envolver em atividades culturais”, explica Thiago Ferrari, coordenador do PIC.
Para isso, é necessário reduzir ao máximo o uso de telas, sejam de celulares, computadores, tablets e até de televisão. “As telas não promovem o desenvolvimento necessário que a criança precisa. Na primeira infância, é preciso estimular a criatividade”, complementa o coordenador.
A pedagoga Regina Favaro, gestora dos Centros de Educação Infantil, Alexandre Sartori Faria e professora Zuleika Hellmeister Novaes, aponta que há um momento certo para introduzir as crianças aos aparelhos, que podem ter um caráter pedagógico dentro de sala de aula. “A escola deve dosar e mesclar bem esses recursos tecnológicos”, afirma.
Mostrar para as crianças a importância da leitura e da escrita também é uma forma de incentivo. “As famílias precisam ter condições de perceber o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos, pois é no cotidiano familiar que a criança começa entender a função social da leitura e da escrita”, explica.
O PIC disponibiliza em seu site o link https://www.baixelivros.com.br/literatura-infantil, onde está disponível uma lista de livros para baixar, conforme faixas etárias da infância, até dos 0 aos 12 anos. Algumas histórias podem ser lidas em família.