No próximo domingo (22) será entregue a reformada pista de skate no Parque Taquaral. Durante três meses, a pista na modalidade Banks, passou por uma restauração que possibilitará aos skatistas principiantes, amadores e profissionais, praticar o esporte de acordo com o nível de cada um. O evento de inauguração terá início às 10h.
Apenas skatistas profissionais e amadores convidados poderão andar na pista no dia da inauguração, mas o público poderá assistir ao evento gratuitamente. Estarão presentes entre 40 e 50 skatistas. A partir de segunda-feira, dia 23, o local poderá ser utilizado por todos os cidadãos no horário de funcionamento do parque, das 6h às 21h.
“A reforma da pista de skate era muito esperada pelos skatistas e também pela Secretaria de Esportes e Lazer. O equipamento em perfeito estado é fundamental para fomentar a modalidade que vive um período de robustez, principalmente com as conquistas olímpicas em Tóquio e Paris, despertando grande interesse dos jovens pela prática do esporte”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
A reforma do local teve início no dia 23 de maio e foi uma contrapartida da Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas. Como a Praça das Águas era um ponto dos skatistas e agora é um reservatório de água, a autarquia desenvolveu o projeto para atender aos skatistas. O investimento foi de cerca de R$ 400 mil.
A pista vertical na modalidade Banks, com paredes de até dois metros (acima desta altura entra na modalidade Bowl), é pioneira em Campinas e foi inaugurada em 2005, quando Mineiro e Bob Burnquist, ícones e precursores do esporte, elogiaram o formato da pista durante exibição para o público. A expectativa para o futuro é que o espaço receba eventos e competições nacionais e até internacionais.
Mario Sergio Soldeira, 44 anos, mais conhecido como Marinho, é um expoente do skate campineiro e nacional e pratica o esporte há mais de 30 anos. Ficou em sétimo lugar no campeonato brasileiro de skate modalidade Street em 2023, e em nono no campeonato paulista de skate em 2024. Além de skatista, Marinho também trabalha com construção civil e auxiliou na construção da pista de skate de Sousas e na restauração da pista Banks do Taquaral.
“A importância desta reforma é ampliar a modalidade Banks, que surgiu recentemente, mas já tem vários skatistas de destaque em Campinas. É uma pista vertical cheia de curvas, por isso é muito importante ter a angulação e altura correta para realizar as manobras. Como skatista, eu auxiliei os engenheiros nestas questões. Eu ainda não competi nessa modalidade, mas agora estou pensando em entrar, já que tenho onde treinar”, destacou Marinho.