Um dos pontos de maior atração do centro de Campinas, o histórico chafariz de ferro fundido do Largo do Pará, voltou a funcionar. O Largo do Pará tem uma área de quase 10 mil metros quadrados e está sendo revitalizada desde o dia 16 de setembro. A obra deve ser concluida na segunda semana de outubro.
O Largo do Pará, que fica entre as ruas Barão de Jaguara e Duque de Caxias e as avenidas Francisco Glicério e Aquidabã. A praça vai contar com um parque infantil, academia ao ar livre, coreto e nova iluminação.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, conta que o Largo do Pará, que tem mais de 120 anos, é uma das maiores e principais praças da área central de Campinas. “A fonte de água da praça, de ferro fundido, é um dos equipamentos mais importantes do ponto de vista histórico. Data do final do século 19, construída pela antiga companhia de fundição Mac Hardy, de Campinas. A praça está em obras e já recuperamos a fonte, que voltou a funcionar”, explica o secretário Paulella.
A fonte funciona com um timer, que liga e desliga a água do chafariz de forma intermitente. Por cerca de uma hora a água jorra, depois desliga por uma hora e liga novamente.
Tombamento
O Largo do Pará é tombado Condepacc – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas desde 20 de maio de 2008. A denominação “Pará” à área foi dada pela Câmara Municipal em 1896, em homenagem ao maestro campineiro Carlos Gomes, porque foi no estado do Pará que o compositor morou parte da vida e faleceu.