No Dia do Idoso iniciativas proporcionam saúde e bem-estar

Hoje (01) é comemorado o dia o Dia do Idoso. A data busca, além de homenagear, conscientizar a população sobre as necessidades de pessoas com +60. Em Campinas, há 209.308 idosos, o que representa 18,4% da população, valor acima da média brasileira que é de 10,9% da população. A expectativa de vida do município também é maior que a média nacional, o campineiro vive em média até 76,9 anos de idade, enquanto a média nacional é de 75,5 anos.

A Prefeitura de Campinas desenvolve uma série de políticas públicas para a promoção do bem-estar da população de idosos. Há 68 Centros de Saúde que dispõem de práticas integrativas; centros de convivência que oferecem aulas de artesanato, pintura, música e dança, com destaque ao Centro de Vivência do Idoso (CVI) e 500 academias ao ar livre, não exclusivas para pessoas com 60+, mas sendo os idosos os que mais as usam. Também há locais com foco no tratamento como o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI), Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), atendimento em domicílio para pessoas com deficiência e idosas e o Centro de Referência do Idoso (CRI).

De acordo com a coordenadora da Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, políticas públicas para as pessoas idosas são essenciais para a garantia de direitos desse grupo. “Essas poltícas asseguram que as pessoas idosas vivam com dignidade e autonomia. Elas ajudam a enfrentar desafios específicos da senescência, que causa alterações fisiológicas no organismo em decorrência da idade e da senilidade, acarretando declínio cognitivo, perda de memória e diminuição da função física”, explica a coordenadora.

Centro de Vivência do Idoso

Um dos locais que contempla a proposta de fornecer aulas diversas como ginástica,  alongamento, pilates, entre outros, é o Centro de Vivência dos Idosos (CVI). Espaço amplo, não sendo incomum avistar um grupo se exercitando, enquanto outros jogam ou aproveitam do acervo de livros disponíveis no ambiente.

A cabeleireira Helena Serafim Ferreira, 81, que faz aulas de ginástica às segundas, relata sentir apreço pelo espaço do CVI. Ela conta que o Parque Taquaral, onde está situado o centro, lhe traz lembranças memoráveis e é um de seus lugares favoritos da cidade. “Eu me mudei para o Taquaral com nove anos, era tudo terra, com luz só na rua, nem nas casas havia luz. Me lembro que a minha turma foi a primeira da Escola Adalberto Nascimento que fica aqui no bairro. Não tinha nada ao redor da lagoa, foi muito legal ver tanta coisa mudar”, relata Helena.

O CVI fica na avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, no Parque Taquaral. A entrada é pelo portão 4. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A gestão do local é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Clique no link www.campinas.sp.gov.br/secretaria/esporte-e-lazer/pagina/aulas-gratuitas-smel para conhecer todas as atividades gratuitas disponíveis no CVI e em outras praças esportivas da cidade. Para se inscrever nas atividades, basta comparecer no local e horário da aula e falar direto com o professor.

Centro Dia da Pessoa Idosa

Outro lugar que concede cuidado e bem-estar é o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI). Inaugurado em setembro de 2023, fica no Jardim do Lago II e atende hoje cerca de 50 idosos. Os usuários aproveitam o espaço para praticar atividades interativas, exercícios de alongamento, artesanato e possuem também uma horta.

Natural de Lidianópolis (PR), Neusa Aparecida Teófilo, 67, veio para Campinas aos 19 anos à procura de seu ex-marido que estava em Campinas junto com seu filho mais velho. Sua trajetória foi marcada por desafios e sofrimentos, e frequentar o CDI era um alento, “uma coisa boa”, para as horas difíceis. Ela conta que o que mais a cativa no CDI é o acolhimento dos funcionários. “Quando eu chego, todos me abraçam. O momento mais feliz que eu tenho é quando estou aqui. Eu digo isso na minha casa, que aqui todos me tratam com respeito”, conta Neusa.

A unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e ligada ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que é responsável pelo encaminhamento de pessoas idosas ao serviço. Para mais informações sobre os serviços do Creas, entre em contato com o telefone 156.

Dia do Idoso

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima