Duzentas mil mulheres vão poder fazer o exame de papanicolau de graça

Através do Saúde Digital, a Secretaria de Saúde de Campinas vai convocar 200 mil mulheres de 25 a 64 anos, que não têm registro do exame de papanicolau no prontuário do SUS Municipal, para realização do exame. Por meio da Ana, assistente virtual da Pasta, as mulheres serão comunicadas sobre o atraso e orientadas a procurar a unidade de referência para agendar o exame. O comunicado será enviado a partir de quinta-feira, 3 de outubro, via WhatsApp (remetente: 19 99604-3012/Acesso Fácil – Saúde Campinas).

A ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e saúde feminina.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Miriam Nóbrega, apesar de não haver registro, não significa que a mulher não tenha realizado o exame por meio de convênios ou outros serviços que não fazem parte da rede municipal de Campinas.

No entanto, ela ressalta a importância da realização periódica do papanicolau, exame que detecta lesões no colo do útero, que podem levar ao câncer se não forem tratadas. A frequência do papanicolau possibilita a redução de mortalidade por esta causa. Entre 2010 e 2019, a média da incidência do câncer invasivo de colo de útero foi de 7,2 a cada 100 mil mulheres. Já a lesão inicial, no mesmo período, teve incidência média de 20,1 a cada 100 mil.

Como vai funcionar

Essa será uma primeira chamada para as mulheres. Depois disso, haverá uma nova triagem e serão novamente chamadas as que não tiverem registro nos últimos três anos.

Durante outubro serão abertas agendas extras e mutirões aos sábados em algumas unidades. “Isso será definido de acordo com a demanda que chegarem para os centros de saúde”, disse.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi oficialmente aberto no último sábado, 28 de setembro. Durante o mês haverá uma programação especial para conscientizar as mulheres sobre a importância de manter as mamografias e exames do colo do útero em dia.

Além disso, a Secretaria de Saúde iniciou na quarta-feira, 25 de setembro, o agendamento de 1,8 mil mamografias gratuitas pelo Disque Saúde, telefone 160, que serão realizadas nos espaços: Hospital de Amor, carreta da instituição que passará nos shoppings Parque Dom Pedro e Bandeiras, e pelo estádio do Guarani e, ainda, no Caism da Unicamp.

O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano, e mulheres de 50 a 69 que fizeram a mamografia há mais de dois anos. Não é necessário encaminhamento ou pedido de exame por unidade de saúde, mas as agendas são somente para moradoras de Campinas.

Outras vagas serão oferecidas por parceiros da Prefeitura de Campinas – Hospital Santa Tereza e Voluta Medical. O primeiro oferece 200 vagas e o agendamento é pelos telefones (19) 3733-4348 e 3733-4333 (ramal 7712), e WhatsApp (19) 99803-1953. Já o segundo, disponibiliza outras 200 mamografias gratuitas na unidade Guanabara. O agendamento é pelo WhatsApp (19) 3790-4999.

Outras atividades previstas

13/10, das 9h30 às 12h – Caminhada com saída do Kartódromo do Taquaral
19/10 – Ação na Praça da Juventude, com horário a definir

Apoiadores

A programação do Outubro Rosa conta com os apoios de: Unimed Campinas, Sanasa, Emdec, Setec, Rede Mário Gatti, Primeira Infância Campinas, Hospital de Amor, Caism Unicamp, Grupo Rosa e Amor, Faculdade Anhanguera, Azul, CUFA, Voluta Medical, Além da Lona, Centro de Oncologia Campinas, Shopping Parque das Bandeiras, Parque Dom Pedro Shopping, ION Radioncologia, Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), Grupo Sonhe, Sam’s Club, Telos Educacional, Grupo Mulheres do Brasil, Keyla Ferrari, Centro de Integração da Cidadania, Hospital Santa Tereza, Symetria, Fint, Enlevo, Brincalizar, São Leopoldo Mandic e Projeto Rosas d’ Água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima