Maior da AL, Volkswagen comemora 20 anos do seu centro de distribuição de peças

Há 20 anos, no dia 13 de agosto de 2004, a Volkswagen do Brasil inaugurava o seu centro de distribuição de peças em Vinhedo-SP (Sport Motor estava lá). Hoje é o maior centro de distruição de peças automotivas da América Latina. De lá, saem peças e acessórios para todo o Brasil e mais cinco países. Pela importância da operação de logística, o PAC – Parts and Accessories Center receberá parte dos investimentos de R$ 16 bilhões anunciados pela Volkswagen para o Brasil até 2028, sendo que R$ 13 bilhões serão destinados para as operações no Estado de São Paulo. O valor será para as automatizações e transformação digital no PAC de Vinhedo, que opera com a mais alta tecnologia e inovação.

Responsável pelo armazenamento e distribuição de peças e acessórios da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen, inclusive modelos clássicos há muitos anos fora de produção, o PAC de Vinhedo conta com uma operação grandiosa que garante a excelência em pós-vendas. Os números impressionam:

  • Área de 132.000 m2 (equivalente a 18 campos de futebol).
  • 25 milhões de peças armazenadas.
  • Média de 1,7 milhão de peças faturadas por mês.
  • 78.000 tipos de peças disponíveis.
  • Aproximadamente 650 fornecedores.
  • 730 colaboradores Volkswagen e prestadores de serviços parceiros trabalhando em dois turnos.
  • Agilidade: 11.000 linhas de pedidos por dia, sendo 3.000 urgentes, com 90% faturados no mesmo dia.
  • 65 caminhões circulam por dia no PAC de Vinhedo.

Estoque de peças

O Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo conta com itens originais para todos os veículos Volkswagen com, no mínimo, 10 anos após o fim de sua produção no Brasil, como determina as Leis brasileiras, e 15 anos para o mercado de exportação. O PAC de Vinhedo também inclui estoque de peças para veículos clássicos Volkswagen, que são verdadeiros ícones e movimentam inúmeros fãs da marca no Brasil e no mundo.

“Caso o cliente precise de peças para modelos Volkswagen como Fox, up! ou New Beetle, o PAC de Vinhedo estará pronto a atender. Até mesmo peças de veículos clássicos, como Apolo, Logus, Fusca ou Kombi. Esse é um grande diferencial da Volkswagen frente os concorrentes, especialmente os novos entrantes. Na Volkswagen, o cliente tem a segurança de encontrar tudo aquilo que precisa para o seu carro, com a segurança que somente uma marca com 71 anos de Brasil pode proporcionar”, afirma Ciro Possobom CEO da Volkswagen do Brasil.

Sustentabilidade

Desde de 2020, o Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen foi a primeira unidade da empresa a operar com energia elétrica 100% renovável, desde 2020. Uma iniciativa estendida para todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, que conta com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), comprovando o uso de energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis. A iniciativa está diretamente ligada à estratégia global da Volkswagen Way to Zero, que tem a meta de ser neutra em carbono até 2050.

A Volkswagen do Brasil foi a 1ª fabricante de veículos do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, em 2023, comprovando que todas as unidades da empresa encaminham seus resíduos de forma ambientalmente correta. Para a conquista do importante certificado, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%). Destaque para o PAC – Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen, em Vinhedo, que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País. A Certificação Lixo Zero é válida pela ZWIA (Zero Waste International Alliance – Aliança Internacional Lixo Zero).

Outro ponto importante que reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil com o meio ambiente é a nova estratégia de desenvolvimento de embalagens sustentáveis e com melhor qualidade. O PAC de Vinhedo tem o máximo reúso de caixas no fluxo produtivo, reduzindo de forma significativa o consumo de papelão e madeira.

Em breve, o PAC de Vinhedo iniciará uma nova estratégia de distribuição por cabotagem marítima para o Nordeste e fluvial para a cidade de Manaus (AM). A navegação pela costa permite economia de combustível e redução anual de emissões de CO2 com ganhos ambientais que equivalem a 19 mil árvores plantadas ou 3.500 m2 de geleira não derretida. Além disso, o PAC de Vinhedo conta com as certificações Ambiental (ISO 14.001) e de Eficiência Energética (ISO 50.001).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima