"

Galleria Shopping recebe palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

A campanha Novembro Azul ganha mais uma importante ação voltada à conscientização sobre o câncer de próstata. Nesta terça-feira, 19 de novembro, a partir das 19h, no 2º piso do Galleria Shopping, em Campinas, médicos do Centro de Oncologia Campinas destacarão que o caminho da prevenção é o principal meio para superar a doença. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.

As iniciativas do Novembro Azul têm como destaque a disseminação da informação de que o diagnóstico precoce promove a cura. O tratamento alcança até 95% de chances de êxito quando o tumor de próstata é detectado em fase inicial. O motivo de reforçar a necessidade de exames preventivos regulares também se baseia no fato de que, na maioria das vezes, quando surgem sintomas para o câncer de próstata é porque a doença já avançou.

A palestra é organizada em parceria com a loja Blue Lord, que realiza a campanha “A prevenção está na moda!” junto a seus clientes e a sociedade em geral.  “A Blue Lord apoia a campanha Novembro Azul com o objetivo de conscientizar seus clientes e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de diversas doenças que afetam os homens, dentre elas, a mais prevalente, o câncer de próstata”, detalha Gustavo Frison, diretor da Blue Lord.

“Com essa iniciativa, o COC e a Blue Lord demonstram seu compromisso com a saúde masculina e inspiram outras empresas a se engajarem na causa do Novembro Azul”, observa o oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas. “Unindo forças, essas duas instituições buscam promover a prevenção do câncer de próstata e incentivar o cuidado com a saúde do homem”, acrescenta.

O evento é organizado em parceria com a loja Blue Lord, com patrocínios do Outback Steakhouse, Unicred, Dahruj, UniFAJ, UniMAX e UniEduK e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Galleria Shopping.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, de acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer, cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados anualmente, com uma taxa de mortalidade em torno de 15 mil óbitos por ano.

Esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 50 anos e é influenciado por fatores genéticos, estilo de vida e até características étnicas, sendo mais frequente em homens negros.

“Os sintomas do câncer de próstata geralmente aparecem em estágios avançados e incluem dificuldade para urinar, necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, e dor pélvica. Muitos homens não apresentam sintomas nas fases iniciais, o que reforça a importância de exames de rastreamento, como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico), especialmente a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos para aqueles com histórico familiar ou outros fatores de risco”, indica Fernando Medina.

Conhecer os fatores de risco significa chegar mais perto de um diagnóstico precoce da doença. Cerca de 60% dos casos ocorrem em homens negros. Nove em cada dez diagnósticos de câncer de próstata no Brasil são em homens a partir dos 55 anos de idade. História da doença na família antes dos 60 anos e sobrepeso ou obesidade também contribuem para o risco aumentado de desenvolvimento da neoplasia.

Ações do Novembro Azul

O Centro de Oncologia Campinas dedicou o mês de novembro a diferentes iniciativas de prevenção e cuidados direcionados à prevenção do câncer de próstata. Todas as segundas-feiras, especialistas realizam palestras no auditório do COC. As informações também são levadas a empresas e associações por meio do programa de palestras do COC.

Desenvolvido ao longo de todo o ano, o programa de palestras envolve orientações sobre diferentes tipos de câncer lembrados mensalmente por meio de campanhas mundiais, como mama, pele, cólon e pulmão.

No próximo dia 30 de novembro, o COC realizará em sua sede mais uma edição do Sábado sem Câncer, uma ação solidária que atenderá gratuitamente 500 homens para exames de prevenção e detecção de câncer de próstata. Não é preciso fazer inscrição. Basta comparecer à sede do COC, entre 8h e 13h, levando um documento com foto, e pegar uma senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima