A Secretaria de Saúde de Campinas registrou diminuições de casos de infecção por HIV e de mortes provocadas pela aids entre 2023 e 2024. O levantamento integra o Dezembro Vermelho, campanha dedicada à luta contra o HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com alertas de prevenção, assistência e proteção de direitos.
HIV
A médica infectologista Valéria de Almeida destacou que a redução de casos de infecção pelo HIV em Campinas demonstra o esforço da Secretaria de Saúde em implementar ações educativas e outras iniciativas para incentivar a testagem para todas as ISTs e cuidados em prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
“Tem se observado tendência de redução do número de óbitos por aids e isso é resultado da disponibilidade de tratamento no SUS. No entanto, ainda há óbitos por aids em pacientes que fazem o diagnóstico tardio, ou seja, que nunca haviam antes realizado um exame para HIV. É importante que as pessoas que têm vida sexual ativa realizem sempre exames para infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV”, destacou Valéria de Almeida.
Serviço
O Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais funciona na Rua Regente Feijó, 637, no Centro. Ele funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, exceto na quinta, das 14h às 15h, quando há limpeza do pátio e reunião de equipe.
Já o CS Santos Dumont está na Rua José Pinto da Silva, 81, Jardim Itatinga. Ele funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.
Mais informações estão em: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude.