"

Valeo completa meio século de Brasil com muitas novidades

Uma das empresas mais inovadoras do mundo, a francesa Valeo, completa 50 anos de Brasil. Com três plantas fabris, Campinas-SP, Itatiba-SP e Gravataí-RS, o grupo atua na produção de sistemas de embreagens, limpadores de para-brisa, alternadores, motores de partida, radiadores, ar-condicionado, eletroventiladores, intercoolers, trocadores de calor, condensadores, módulos térmicos, ar-condicionado e agora, , sistemas iBSG.

Com escritorio localizado em São Bernardo do Campo-SP, a empresa também conta há 24 anos com a Valeo Service, divisão dedicada ao mercado de reposição para toda a América do Sul. A divisão tem serviços inovadores com soluções digitais, treinamentos, assistência técnica e suporte completo.

Os 50 anos da empresa no mercado nacional também marca a produção do iBSG, primeiro sistema Belt Starter Generator 12V/48V adaptado para motores flex fuel, a base tecnológica dos veículos MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle). Os dois primeiros modelos com o sistema foram lançados recentemente pela Fiat.

Chegada

A Valeo chegou ao mercado nacional em 1974, com a aquisição da Sofica, fábrica de radiadores em Itatiba-SP. No mesmo ano, houve a compra mundial da Cibié, do segmento de iluminação automotiva, que tinha uma unidade na cidade de São Paulo – SP. As operações mantiveram os nomes originais até a unificação global da marca, em 1980.

A partir desse ano, com o nome Valeo consolidado, mais importante que a ordem cronológica é a evolução tecnológica do Grupo.
“Nosso crescimento no Brasil é reflexo da estratégia da Valeo de ser uma indústria global, com adaptação local, considerando as características e particularidades de cada mercado onde atua. Chegamos ao país nos anos 1970, por meio de aquisições e enxergando o potencial do Brasil e região. Cinco décadas depois, somos uma das maiores empresas de tecnologia automotiva do país, fornecemos para a maioria das montadoras e Aftermarket e seguimos acreditando e investindo no mercado nacional”, diz Mauro Dias, presidente na Valeo América do Sul.

Inovações

A história da Valeo começa em 1923, com o francês Eugène Buisson, que era representante dos revestimentos de freio de Ferodo. Para produzir sob licença as peças usadas na fricção, Buisson abriu oficinas em Saint-Ouen, na França. Começava assim a Société Anonyme Française de Ferodo.  Dez anos depois começou a produzir embreagens e nos final de anos de 1920 possuía quase todas as patentes relativas às embreagens.

Com suas fábricas quase arrasadas pela Segunda Guerra Mundial, a marca teve que se reerguer e na década de 1950, a empresa se modernizou e expandiu para longe de Paris: na Normandia (materiais de fricção) e Amiens (embreagens).

Em 1962, assumiu a Sofica – Société de Fabrication Industrielle de Chauffage et d’Aération. Com a aquisição a marca passou a produzir aquecimentos e ar condicionados automotivos. Com os anos, ampliou os seu leque de negócios para produção de sistemas de iluminação e limpeza. A Valeo segue crescendo e inaugura produções na Espanha e Itália.

Nos anos 1970 adquire a SEV Marchal, Paris-Rhône e Cibié. Essas novas compras permitiram acrescentar ao portfólio componentes elétricos, como velas de ignição, alternadores, motores de partida, sistemas de ignição, iluminação e limpeza.

Nos anos de 1980 fica mais evidente o crescimento mundial e a Valeo chega ao mercado dos EUA e México. Hoje a Valeo tem quase 110 mil funcionários, 159 fábricas em 28 paises, 64 centros de pesquisa e desenvolvimento e fatura algo em torno de 22 bilhões de euros por ano (R$ 132 bilhoes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima