"

Encenação da Paixão de Cristo em Piracicaba chega a sua 35ª edição

Em 2025, pelo trigésimo quinto ano, durante a Semana Santa, a Associação Cultural e Teatral Guarantã realizará o espetáculo “Paixão de Cristo de Piracicaba”, apresentação teatral centrada na epopeia bíblica e que narra os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, em uma encenação com cerca de duas horas de duração.

Em 1990, o espetáculo da Paixão de Cristo era encenado pela primeira vez em Piracicaba/SP, no gramado da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Já no ano seguinte, a peça foi encenada na Rua do Porto e desde 1992, o Engenho Central passou a ser palco da Paixão de Cristo, permanecendo até os dias atuais.

A boa recepção do espetáculo pelo público fez com que a peça prosseguisse a ser encenada na semana que antecede a Páscoa e, por 35 anos, vem se aprimorando e se profissionalizando de maneira contínua.

Ainda em 2004, a Paixão de Cristo de Piracicaba passou a figurar no RankBrasil, que registra recordes brasileiros nas mais diversas categorias, quando foi incluída por possuir o maior elenco de teatro a céu aberto, após a 15ª edição da montagem, registrando 1.200 pessoas, entre atores e figurantes, todos voluntários e a maioria da comunidade, como integrantes do grupo.

Para o presidente do Guarantã, o segredo da longevidade do espetáculo, que nesta edição comemora uma data simbólica, está na composição do elenco.

“É exatamente na participação popular que mora a força da Paixão de Cristo de Piracicaba. Temos atores profissionais, amadores e gente do povo participando, muitas vezes por tradição, mas também por amor”, afirma Marcelo Torresan. “São graças a essas pessoas que acreditam muito no que estão fazendo, que o espetáculo existe e tem se perpetuado”, completou.

Fazendo parte do grupo Guarantã desde seu início, o presidente afirma que os organizadores sempre tiveram a preocupação de manter o profissionalismo na encenação do espetáculo, o que para ele, permitiu que o espetáculo se tornasse uma referência de teatro no município e em toda a região.

“Um espetáculo tão longevo, e que é considerado uma das maiores montagens cênicas do país do Brasil, deve ser exaltado não apenas pelo tempo quer perdura, mas pela dedicação de todo o grupo que realiza o espetáculo, ao permitir que essa manifestação cultural se prolongue por décadas, atraindo público para o teatro e incentivando o surgimento de novos atores”, concluiu Torresan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
https://www.bnnp-jateng.com/ https://disdukcapil-kotasorong.com/ https://www.springfieldstreetchoir.org/ https://www.sudagroindustries.com/