Após reunião com o consórcio Conecta Campinas, a Prefeitura de Campinas acertou ampliar o cronogramas de trabalho para a modernização da iluminação da cidade. O contrato prevê trocar todas as lâmpadas da cidade, cerca de 120 mil pontos, por LED.
O consórcio foi penalizado em julho de 2024 pela Prefeitura por descumprir os prazos. De acordo com o contrato, o consórcio Conecta deveria substituir aproximadamente 40 mil luminárias convencionais por LED até o dia 7 de junho de 2024, o que estava definido pelo Marco 1 da concessão. Porém, até aquela data, havia sido executado apenas 40% do total. De acordo com o novo cronograma, esta quantidade de novas luminárias deve ser instalada até 30 de abril de 2025, novo prazo para cumprimento do Marco 1. Se o TAC não for cumprido, o contrato será rescindido.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que o cronograma para o cumprimento dos demais marcos também foi alterado. “Além das 40 mil luminárias do Marco 1, devem ser entregues mais 40 mil até o Marco 2, em 31 de outubro de 2025 e mais 40 mil no Marco 3, em 30 de abril de 2026. A partir daí, a modernização em LED estará concluída e o consórcio continuará com a manutenção”, explica o secretário.
“Com essas novas luminárias, a cidade já está economizando cerca de R$ 700 mil mensais na conta de energia elétrica, porque as lâmpadas de LED são muito mais econômicas. E quando estiver em toda a cidade, a economia será ainda maior”, complementa o secretário.
Além da troca de luminárias, o consórcio deve fazer a nova iluminação de faixas de pedestres, praças e/ou parquese bosques, monumentos e outros patrimônios históricos.