apreensão

Ministério manda recolher lote de azeite impróprio para o consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou irregularidades no lote 260289 do azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo, considerado desclassificado e impróprio para consumo humano.

As análise das amostras coletadas confirmou a presença de mistura de outros óleos vegetais na composição do produto, caracterizando fraude.Com base no resultado laboratorial, a fiscalização determinou o recolhimento imediato do lote irregular.

Também foram identificadas irregularidades relacionadas à empresa responsável pela importação e comercialização do produto. O endereço e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) informados nos rótulos e nos documentos fiscais não foram localizados ou confirmados.

A empresa foi notificada pela Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, mas não apresentou manifestação dentro do prazo e será autuada administrativamente.

“A comercialização do produto constitui infração grave, e os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda poderão ser responsabilizados. O Ministério orienta os consumidores a interromperem imediatamente o uso do produto e solicitarem a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor”, informou a pasta. A reportagem não localizou o contato da empresa.
Dicas

Segundo o Ministério da Agricultura, para evitar comprar um azeite fora dos critérios de conformidade, o consumidor deve seguir algumas orientações:

  • Desconfie do preço (produtos com valores muito abaixo do praticado pelo mercado devem acender um alerta)
  • Confira a lista dos produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa
  • Fique atento às características da embalagem: o vidro deve ser escuro
  • Prefira produtos com a data de envaze mais recente
    (Agência Brasil)

Ministério manda recolher lote de azeite impróprio para o consumo Read More »

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada pelo líder do PL – Partido Liberal na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante.

Segundo post publicado pelo líder do PL nas redes sociais, Bolsonaro teve de colocar tornozeleira eletrônica. O ex-presidente está proibido de usar as redes sociais e de conversar com aliados ou embaixadores. Além disso, não poderá sair de casa à noite.

A operação foi informada em uma nota curta pela PF, divulgada nesta sexta-feira (18). De acordo com a nota, “dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da PET n.º 14129”. (Agência Brasil)

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira Read More »

Emdec concede isenções para veículos recolhidos no pátio municipal

No primeiro fim de semana após a publicação das novas regras, a Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas concedeu dez isenções das taxas de estádia do Pátio Municipal: seis para automóveis e quatro para motocicletas. Foram beneficiados aqueles que cumpriram o procedimento de liberação na última segunda-feira (02/06), ou seja, no primeiro dia útil posterior. O valor da taxa de estadia é de R$ 40,72.

Foram 34 veículos recolhidos ao Pátio entre sábado (31 de maio, após as 13h) e domingo (1º de junho, até as 23h59). As dez isenções concedidas envolviam apreensões relacionadas a estacionamento irregular e veículos conduzidos com equipamentos obrigatórios inoperantes.

Têm direito à isenção proprietários de veículos com a documentação regularizada, que tiveram os veículos apreendidos após as 13h dos sábados, aos domingos, feriados e após as 17h das vésperas de feriados. Se o proprietário não regularizar a liberação no primeiro dia útil, perde o direito à isenção do período.

 

Emdec concede isenções para veículos recolhidos no pátio municipal Read More »

CIM faz operação contra furto de fios e cabos em 20 cidades da RMC

O CIM – Centro de Inteligência Metropolitano deflagrou, na manhã de hoje (21), a primeira operação integrada com foco no combate à receptação de fios e cabos de origem ilícita. A ação mobilizou as Guardas Municipais das 20 cidades da RMC – Região Metropolitana de Campinas, com fiscalizações simultâneas em estabelecimentos que atuam na comercialização de materiais recicláveis.

A iniciativa teve como principal objetivo coibir o comércio ilegal de metais furtados — um tipo de crime que causa grandes prejuízos à infraestrutura urbana, como iluminação pública e telecomunicações, e que prejudica a população.

O planejamento da operação foi conduzido pelos setores de inteligência dos municípios participantes, que realizaram levantamentos prévios para identificar os alvos da fiscalização.

Estão sendo fiscalizados estabelecimentos com suspeita de receptação e apreendidos fios e cabos que podem ser origem de furtos e roubos. Os suspeitos estão sendo levados para as delegacias das respectivas cidades para apresentação.

CIM faz operação contra furto de fios e cabos em 20 cidades da RMC Read More »

Emdec amplia o horário de retirada de veículos apreendidos no sábado

Os veículos apreendidos no Pátio Municipal da Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas poderão ser liberados nos sábadsos até 14horas. A ampliação do horário começa amanhã (10). O atendimento é exclusivo via WhatsApp, no número (19) 3731-2910, das 8h às 13h. Após os procedimentos de liberação, no sábado, o veículo poderá ser retirado até as 14h, na rua Miguel Cascaldi, 141, no Jardim São José.

Além de ampliar o horário no pátio no Jardim São José, a Emdec ainda estendeu o horário de atendimento presencial ao público, neste caso nos dias úteis, na rua Antônio Manoel, 50, na Vila Industrial. A partir de agora, o serviço vai funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Emdec amplia o horário de retirada de veículos apreendidos no sábado Read More »

Policia Rodoviária prende mulher com mais de 100 kg de maconha

A Policia Rodoviária prendeu na noite de ontem (10) uma mulher de 26 anos com 171 tijolos de maconha. A apreensão foi feita na Rodovia Santos Dumont, na região de Campinas.

Segundo informações, o carro em que a traficante estava foi parado numa fiscalização e a droga foi localizada no porta-malas. Os mais de cem quilos de maconha foram entregues á mulher em Araraquara e deveriam ser entregues no Campo Belo, em Campinas. Pelo transporte ela receberia 5 mil reais. A mulher continua presa. (Fotos Polícia Rodoviária)

Policia Rodoviária prende mulher com mais de 100 kg de maconha Read More »

Ação da PF busca prender líder de grupo que traficava drogas em SP

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (30), um mandado de prisão e um de busca e apreensão, na zona leste da capital paulista, para prender uma mulher suspeita de chefiar uma organização responsável pelo envio de diversas “mulas” do tráfico ao exterior. Mulas são pessoas que transportam drogas em seu corpo, geralmente para outros países.

O principal destino das drogas era a Europa. Algumas das pessoas que atuavam como mulas foram presas no Aeroporto Internacional de São Paulo e encaminhadas ao hospital público para que pudessem expelir a droga ingerida.

Segundo a PF, as investigações da Operação Mula D’Ouro começaram em setembro e mostraram que o grupo é composto por pelo menos quatro pessoas. Uma delas era profissional de enfermagem, responsável pela aplicação de medicamentos que auxiliam na manutenção das cápsulas de cocaína dentro do organismo.

De acordo com a PF, entre janeiro e 29 de outubro de 2024, já foram presas 161 pessoas com droga engolida em forma de cápsulas, número 300% maior do que o total do ano de 2023, quando foram detidas 41 pessoas. A PF informou que, neste ano, foram deflagradas mais de 10 operações contra grupos que atuam de forma semelhante e foram presos mais de 30 indivíduos. (Agência Brasil)

Ação da PF busca prender líder de grupo que traficava drogas em SP Read More »

Blitz da Emdec e GM apreendem 36 veículos e autuam 139

Em duas operações de fiscalização esta semana, nas avenidas John Boyd Dunlop e José de Souza Campos (Norte-Sul), resultaram em 139 autuações. As ações realizadas pela Emdec e Guarda Municipal, apreendidos 36 veículos, na maioria motocicletas.

Na John Boyd Dunlop foram realizadas 66 abordagens (51 motos e 15 automóveis), que resultaram em 84 autuações. Já na Norte-Sul foram realizadas 73 abordagens (63 motocicletas e 10 automóveis).

A maior parte das motocicletas foram removidas por irregularidades no escapamento e documentação.

Blitz da Emdec e GM apreendem 36 veículos e autuam 139 Read More »

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no RJ

A Receita Federal apreendeu 1,3 tonelada de cocaína em uma carga de café no porto do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o entorpecente tinha como destino a Bélgica. A carga foi avaliada em R$ 330 milhões.

A operação foi realizada nessa quarta-feira (27) pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e pela equipe de cães de faro vinculada à divisão.

A apreensão contou com apoio da Marinha, no âmbito da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate ao crime organizadoe a carga foi encaminhada para a Polícia Federal. Segundo a Receita Federal, a carga foi selecionada por critérios de gerenciamento de risco durante pesquisa e seleção desenvolvidos pelo próprio órgão. (Agência Brasil)

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no RJ Read More »

Pátio Municipal da Emdec tem novo endereço

A partir de abril, a retirada de veículos apreendidos e destinados ao Pátio Municipal terá um novo endereço: na  rua Miguel Cascaldi Júnior, 141. A Emdec –  Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas também passa a atender somente com agendamento.

As orientações presenciais serão mantidas nos postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas), mas também ficam suspensas na sexta, 29 de março, e retornam na segunda-feira, 1º de abril, no horário normal.

Canais digitais 

Quem busca informações de forma imediata, sem agendamento, pode recorrer a outros canais de atendimento da Emdec, como o já tradicional telefone 118, e as opções digitais, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e Chatbot, disponível no site da empresa (identificado por ícone com ilustração de um agente da Mobilidade Urbana), por exemplo, é possível acessar serviços relacionados a multas, Pátio Municipal, linhas de ônibus e PAI-Serviço.

Pátio Municipal da Emdec tem novo endereço Read More »

Rolar para cima