peça

“O Legítimo Pai da Bomba atômica” será encenado em Piracicaba em março

Em única apresentação, o espetáculo teatral “O Legítimo Pai da Bomba Atômica” será encenado em Piracicaba, no dia 14 de março, às 19h. A encenação acontecerá no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central e os ingressos já estão à venda no site megabilheteria.com.

Com texto do premiado autor Murilo César Dias e direção de Gabriela Rabelo, a peça leva para o palco questões políticas, históricas e técnicas que envolvem a criação da bomba atômica e a possibilidade do extermínio da humanidade na atualidade.

Inspirado na história real do físico húngaro Léo Szilárd e na sua participação na construção da primeira bomba atômica, o texto traz para a cena as figuras de sua esposa, a médica Gertrude Weiss, e diversos personagens históricos, entre eles Albert Einstein, o presidente americano Harry Truman, o general Groves, e vários outros que direta ou indiretamente colaboraram para a construção da bomba e para seu lançamento que resultou no extermínio de centenas de milhares de pessoas em Hiroshima e Nagasaki. O caminho entre a descoberta científica e a sua utilização como bomba de destruição em massa é acompanhado por um drama interno do físico Léo Szilárd, que vê sua invenção ser desviada do objetivo.

A ideia do projeto é alertar sobre a crescente intolerância no Brasil e no mundo, além dos perigos de se resolver os conflitos mundiais através de guerras, através da montagem de espetáculos que tratem das grandes tragédias da humanidade.

“O objetivo do espetáculo é ajudar a disseminar a cultura de paz, promovendo um  debate sobre o sentido das armas de destruição através da história de Léo Szilárd ao mesmo tempo que convidamos o público a refletir sobre a estupidez da guerra e da utilização das armas terríveis que vêm sendo criadas com o avanço da ciência, além disso colocando atores nipo-brasileiros em cena, reforça nosso manifesto como atores amarelos que podemos interpretar qualquer personagem e não aqueles tipos esteriotipados e equivocados como sushiman, verdureiro e samurai, quando não nos colocam para falar errado e tratados como exóticos. Não somos exóticos e muito menos estrangeiros, somos como qualquer outro brasileiro”, diz Rogério Nagai, produtor executivo do projeto, que já viveu o físico na montagem original.

A premiada diretora Gabriela Rabelo diz que “a importância desse espetáculo nos dias de hoje está no fato de que as guerras mundiais não acabaram. Elas têm tomado nomes diferentes, mas os homens desenvolveram armas mais terríveis do que a bomba atômica. É preciso parar com essa estupidez.”

O espetáculo foi premiado pela 6ª edição do prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo em 2018, além de ter sido indicado ao prêmio Aplauso Brasil pela crítica teatral de Melhor Figurino e Melhor Dramaturgia. A realização é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo via Edital PNAB 27/2024. A peça é uma produção do Coletivo Oriente-se em co-produção com a Nagai Produções. A peça já se apresentou em diversos teatros em São Paulo, além de cidades como Santos – SP, Registro – SP, São Carlos – SP, Campo Grande – MS entre outras.

Serviço
Peça: “O Legítimo Pai da Bomba Atômica”
Texto: Murilo Dias César
Direção: Gabriela Rabelo
Elenco: Ulisses Sakurai, Beatriz Diaferia, Edson Kameda, Gilberto Kido e Ricardo Oshiro
Duração: 90 minutos
Recomendação: 10 anos
Gênero: Drama
Local:
Data: 14 de março – sábado às 19h
Ingressos a venda pela megabilheteria.com ao preço de R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Link: https://megabilheteria.com/evento?id=20260204151346

“O Legítimo Pai da Bomba atômica” será encenado em Piracicaba em março Read More »

Elenco da Paixão de Cristo de Piracicaba começa a ensaiar no Engenho Central

A partir do próximo domingo (22), os ensaios para a encenação da 36ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba se intensificam ainda mais com a presença de todo o elenco no Engenho Central. Esse será o primeiro ensaio já com a gravação realizada semana passada e, a partir dessa data, as atividades serão semanais, das 9h às 13h.

Neste ano, aPaixão de Cristo de Piracicaba está sob o comando de Carla Sapuppo, que assume pela primeira vez o compromisso de assinar a montagem, tendo Raul Rozados como assistente de direção.

Encenada há mais de três décadas, durante a Semana Santa, em 2026 as apresentações da Paixão de Cristo de Piracicaba acontecerão entre os dias 1ª e 5 de abril. A realização é da Associação Cultural e Teatral Guarantã e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e Ministério da Cultura.

Inscrições 

Domingo também é o prazo final de inscrições para participar como do Povo de Jerusalém e Soldado Romano. Os interessados devem procurar a produção na área de ensaio (grande pátio).

Domingo também é o prazo final de inscrições para integrar o elenco como do Povo de Jerusalém e Soldados Romanos. Os interessados devem a produção na área de ensaio (grande pátio).

Menores de idade devem estar acompanhados do responsável e levar RG, CPF e comprovante de residência do menor e do responsável. O atendimento será das 9h30 às 11h30, no barracão 14B.

Ingressos

Os ingressos para a Paixão de Cristo de Piracicaba 2026, estarão à venda a partir de 23/02 nos sites santocartao.com.br e guaranta.org.br. Mais informações no site da associação (guaranta.org.br) e nos perfis do Instagram @guarantaoficial e @paixaodecristodepiracicaba

Elenco da Paixão de Cristo de Piracicaba começa a ensaiar no Engenho Central Read More »

Comédias Manhê! e Agora é que são elas serão apresentadas em Campinas

Wanessa Morgado abre a programação da semana do Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas com o espetáculo Manhê!, na sexta-feira, dia 21 de novembro, às 21h. Em 60 minutos, a atriz, dirigida por Rafael Primot, apresenta os conflitos internos e externos das duas personagens protagonistas – a Mãe e a Mulher – conduzindo a plateia a uma incursão no maravilhoso (?!), misterioso, paradoxal e assustador (!!) mundo da maternagem – termo cunhado para deixar exclusivamente a cargo da mãe os cuidados e responsabilidades sobre uma criança.

O texto é assinado por Andrea Batitucci. Com muito humor e um formato que mistura monólogo teatral com pequenos esquetes cômicos, a Mulher e a Mãe vão contando – e revivendo – suas experiências desde a primeira gravidez até a vida adulta dos filhos, passando pelo momento do parto, amamentação, desfralde, desmame, introdução alimentar, vida social, vida sexual, crise no casamento, separação, babás, guarda compartilhada, madrastas e padrastos, além de novos e intermináveis eventos familiares. Os ingressos custam de R$ 40,00 a R$ 80,00. A classificação etária é de 12 anos.

No sábado, dia 22, às 19h e às 21h (extra) e, no domingo (23), às 18h e às 20h (extra), Julia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco apresentam a comédia Agora É Que São Elas. Os preços dos ingressos variam de R$ 70,00 a R$ 160,00. A classificação etária é de 14 anos. A peça foi escrita por Fábio Porchat. As atrizes apresentam 20 personagens em nove esquetes que refletem situações cotidianas, utilizando improvisação e interação com o público para enriquecer a performance.

O texto destaca a importância do trabalho em equipe e a capacidade das atrizes de aprimorar o texto original. Os esquetes abordam temas como superstições, a relação entre fãs e celebridades, e comparações entre filhos. O humor é caracterizado por diálogos rápidos e afiados, com espaço para improvisação.

Infantojuvenil

No domingo, às 11h (extra) e às 15h, o palco é ocupado pela turma do Mundo Torajo com o show Uma Viagem ao Planeta Terra, onde o mundo dos humanos é explorado pela primeira vez. Com música, humor e emoção, a história acompanha o criador do Mundo Torajo viajando pelo país e contando suas histórias em desenho animado no mundo real. O Mundo Torajo conta com mais de cinco milhões de seguidores e 1 bilhão de visualizações em apenas dois anos, sendo o canal de animação que mais cresce no Brasil. Os ingressos custam de R$ 120,00 a R$ 240,00. A classificação etária é livre.

Serviço
Teatro Oficina do Estudante
21/11 – sexta-feira às 21h
Wanessa Morgado  Manhê!
Ingressos: R$ 40,00 a R$ 80,00
Classificação etária: 12 anos

22 e 23/11 – sábado, às 19h e às 21h (extra) e, no domingo, às 18h e às 20h (extra)
Julia Rabello, Maria Clara Gueiros, Priscila Castello Branco – Agora é que são elas – Comédia
Ingressos: R$ 70,00 a R$ 160,00
Classificação etária: 14 anos

23/11 – domingo, às 11h (extra) e às 15h
Torajo – Uma Viagem Ao Planeta Terra – Infantil
Ingressos: R$ 120,00 a R$ 240,00
Classificação etária: Livre

29 e 30/11 – sábado, às 21h e, no domingo, às 19h
Marco Luque – É Disso Que Eu Tô Falando –Stand-up
Ingressos: R$ 65,00 a R$ 130,00
Classificação etária: 14 anos

Comédias Manhê! e Agora é que são elas serão apresentadas em Campinas Read More »

Comédia de grande sucesso em SP terá apresentação única em Campinas

A comédia “Entre Irmãos” chega a Campinas neste final de semana com apresentação única no Teatro Castro Mendes, sábado, dia 16 de agosto, às 20h. Encenada por Fernando Pavão e Otávio Martins, ator e dramaturgo campineiro que também assina o texto, a produção, que fez muito sucesso em temporada paulistana e agora corre o interior do Estado,  narra o reencontro de dois irmãos, após 25 anos de rompimento,  provocando risadas e muita emoção da plateia.

Idealizada como uma celebração conjunta aos 30 anos de carreira dos principais envolvidos – os atores e o diretor Marcos Damigo –, a peça marca também a estreia de Otávio Martins como ator em Campinas, cidade em que nasceu e morou até o final da adolescência, quando se mudou para a Itália, onde fez diversos cursos de interpretação. De volta ao Brasil, instalou-se em São Paulo, iniciando lá sua carreira artística.

“Já comandei espetáculos em Campinas como autor e diretor, nunca como ator, então essa apresentação no Castro Mendes terá um sabor muito especial para mim, pois em três décadas  de profissão será a primeira vez que subirei ao palco na cidade em que nasci”, afirma.

Os ingressos, com valores a partir de R$ 50,00, podem ser adquiridos pela Internet, via Sympla, ou presencialmente na bilheteria do teatro.

O enredo de “Entre Irmãos” gira em torno desse reencontro, que acontece em um momento muito peculiar: o velório do pai. Inusitada, a situação enriquece a trama e desperta um misto de sensações, temperadas com muito humor. Afinal, “velório é onde se contam as melhores piadas”, como lembra uma das falas da peça.

Na trama, o irmão mais velho foi obrigado a sacrificar suas próprias ambições para cuidar da família, enquanto o mais novo se tornou um premiado fotojornalista e desbravou o mundo. Com tantos elementos, o encontro está longe de ser caloroso.

Carregada de mágoas, acusações e ressentimentos, o que parecia uma simples reunião de família transforma-se numa verdadeira montanha-russa emocional, com revelações do passado que mudam as perspectivas dos dois.

O texto aborda temas universais das relações familiares, como o confronto entre diferentes escolhas de vida e as complexas dinâmicas entre irmãos que tiveram a mesma criação, cujas personalidades entraram em rota de conflito.

A peça conta com dois premiados atores conhecidos do público por seus papéis em novelas e outros projetos teatrais e que já trabalharam juntos em diversas produções, incluindo a comédia Vamos, o drama Três Dias de Chuva e a tragédia Troilo e Cressida.  Recentemente, Fernando Pavão foi premiado como melhor ator pelo espetáculo Mary Stuart e Otávio Martins ganhou destaque em sua carreira como ator, diretor e escritor, com prêmios e reconhecimentos em teatro, cinema e televisão.

Fernando Pavão – Conhecido pelo grande público por novelas como Família é Tudo (Globo), Gênesis e Pecado Mortal (Record), Fernando Pavão tem uma imensa lista de personagens na televisão. Depois de três temporadas de Malhação (Globo), construiu uma sólida carreira em novelas na Record, como Poder Paralelo, Escrava Mãe e Conselho Tutelar. Em teatro, atuou em espetáculos como O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, Três Dias de Chuva e Troilo e Cressida, ambos com direção de Jô Soares, Terremotos, com direção de Marco Pamio, Caros Ouvintes, com texto e direção de Otávio Martins, e Mary Stuart, com direção de Nelson Baskerville – papel que lhe rendeu o prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator.

Otávio Martins – Com uma carreira de 30 anos em teatro, Otávio Martins trabalhou em 48 espetáculos, atuou em 5 novelas, 3 séries e 9 longas metragens. Participou do longa Salve Geral, da novela Beleza Pura (Globo) e na série Mothern (GNT). Sua atuação em Sideman, de Warren Leight, lhe rendeu a escolha como melhor ator no prêmio Contigo!. Atuou no filme Malu de Bicicleta, na novela Amor Eterno Amor (Globo) e na série PSI (HBO). Em 2014, escreveu e dirigiu “Caros Ouvintes”, ganhando os prêmios de melhor direção e melhor espetáculo no Prêmio Qualidade Brasil. Foi colaborador de Walcyr Carrasco na novela Eta Mundo Bom. Atuou no filme Os Homens São de Marte, na série Toda Forma de Amor e no longa Nada A Perder. Foi o grande vilão Roger das novelas As Aventuras de Poliana e Poliana Moça, no SBT.

Vídeo da peça: https://drive.google.com/drive/folders/1m47Yr_a6IJV7HmnUJAl7I4uHDELpso6R

Serviço
Peça “Entre Irmãos” em Campinas
Elenco: Fernando Pavão e Otávio Martins
Direção: Marcos Damigo
Texto: Otávio Martins
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial,  Campinas)
Data: dia 16 de agosto, sábado
Horário: 20h
Ingressos: a partir de R$ 50,00 (primeiro lote), à venda pela Internet, via Sympla, ou na bilheteria do teatro (de quarta a domingo, das 16h às 21h)
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 16 anos
Gênero: Comédia Dramática
Capacidade: 760 Lugares
Ambiente acessível para PcD e climatizado

Comédia de grande sucesso em SP terá apresentação única em Campinas Read More »

Comédia “Entre Irmãos” chega a Campinas em apresentação única

Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, a peça “Entre Irmãos” chega a Campinas em apresentação única no Teatro Municipal José de Castro Mendes, dia 16 de agosto, às 20h. Encenada por Fernando Pavão e Otávio Martins, ator e dramaturgo campineiro que também assina o texto, a produção narra o reencontro de dois irmãos, após 25 anos de rompimento,  provocando risadas e muita emoção da plateia.

 

Idealizada como uma celebração conjunta aos 30 anos de carreira dos principais envolvidos – os atores e o diretor Marcos Damigo –, a peça marca também a estreia de Otávio Martins como ator em Campinas, cidade em que nasceu e morou até o final da adolescência, quando se mudou para a Itália, onde fez diversos cursos de interpretação. De volta ao Brasil, instalou-se em São Paulo, iniciando lá sua carreira artística.

“Já comandei espetáculos em Campinas como autor e diretor, nunca como ator, então essa apresentação no Castro Mendes terá um sabor muito especial para mim, pois em três décadas  de profissão será a primeira vez que subirei ao palco na cidade em que nasci”, afirma.

Os ingressos, com valores a partir de R$ 50,00, podem ser adquiridos pela Internet, via Sympla (link), ou presencialmente na bilheteria do teatro. 

Enredo

A história de “Entre Irmãos” gira em torno desse reencontro, que acontece em um momento muito peculiar: o velório do pai. Inusitada, a situação enriquece a trama e desperta um misto de sensações, temperadas com muito humor. Afinal, “velório é onde se contam as melhores piadas”, como lembra uma das falas da peça.

Na trama, o irmão mais velho foi obrigado a sacrificar suas próprias ambições para cuidar da família, enquanto o mais novo se tornou um premiado fotojornalista e desbravou o mundo. Com tantos elementos, o encontro está longe de ser caloroso.

Carregada de mágoas, acusações e ressentimentos, o que parecia uma simples reunião de família transforma-se numa verdadeira montanha-russa emocional, com revelações do passado que mudam as perspectivas dos dois.

O texto aborda temas universais das relações familiares, como o confronto entre diferentes escolhas de vida e as complexas dinâmicas entre irmãos que tiveram a mesma criação, cujas personalidades entraram em rota de conflito.

Otávio, que tem um irmão, enfatiza que a peça não é autobiográfica, mas reflete sobre o que acontece quando dois mundos tão diferentes são colocados frente a frente. “Todas as famílias têm um irmão que sai, que desbrava o mundo, e o que fica e acaba sendo responsabilizado por proteger e cuidar”, diz o autor. “A primeira coisa que fiz foi mostrar o texto ao meu irmão.

Ele é meu melhor amigo, eu sou um privilegiado. Existe uma arte em saber amar um irmão, que é a pessoa que mais te conhece, desde criança, mas em geral se torna o adulto que mais te julga”, completa.

Para o ator Fernando Pavão, que tem duas irmãs, a peça parte de uma história cotidiana para refletir sobre diversos assuntos: “É um texto que fica na cabeça das pessoas, porque acaba espelhando todas as relações familiares.” Segundo ele, o desafio proposto pela dramaturgia é um dos fatores que mais o empolgaram no projeto: “A peça tem um humor mesmo quando está no auge do drama e consegue ser dramática quando os diálogos são cômicos. Uma montanha-russa para qualquer ator, um espetáculo para rir muito e chorar de emoção”, diz Fernando.

Para o diretor da peça, Marcos Damigo, que tem um irmão gêmeo, “a relação entre irmãos é uma das mais complicadas de se explicar. E o texto é um desafio não só pelo que é dito, mas principalmente pelo não-dito, o não-falado, o subentendido.”

As escolhas de encenação foram tomadas em função do texto: “Os diálogos são muito bem estruturados, é um jogo de tênis que o espectador acompanha às vezes como plateia, às vezes como voyeur.” O cenário minimalista permite que os atores explorem ainda mais a potência do diálogo. “O grande desafio para o elenco é criar todo o ambiente cenográfico através das palavras. A interpretação dos atores ganhou uma outra qualidade”.

 Elenco

A peça conta com dois premiados atores conhecidos do público por seus papéis em novelas e outros projetos teatrais e que já trabalharam juntos em diversas produções, incluindo a comédia Vamos, o drama Três Dias de Chuva e a tragédia Troilo e Cressida.  Recentemente, Fernando Pavão foi premiado como melhor ator pelo espetáculo Mary Stuart e Otávio Martins ganhou destaque em sua carreira como ator, diretor e escritor, com prêmios e reconhecimentos em teatro, cinema e televisão.

Fernando Pavão – Conhecido pelo grande público por novelas como Família é Tudo (Globo), Gênesis e Pecado Mortal (Record), Fernando Pavão tem uma imensa lista de personagens na televisão. Depois de três temporadas de Malhação (Globo), construiu uma sólida carreira em novelas na Record, como Poder Paralelo, Escrava Mãe e Conselho Tutelar. Em teatro, atuou em espetáculos como O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, Três Dias de Chuva e Troilo e Cressida, ambos com direção de Jô Soares, Terremotos, com direção de Marco Pamio, Caros Ouvintes, com texto e direção de Otávio Martins, e Mary Stuart, com direção de Nelson Baskerville – papel que lhe rendeu o prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator.

Otávio Martins – Com uma carreira de 30 anos em teatro, Otávio Martins trabalhou em 48 espetáculos, atuou em 5 novelas, 3 séries e 9 longas metragens. Participou do longa Salve Geral, da novela Beleza Pura (Globo) e na série Mothern (GNT). Sua atuação em Sideman, de Warren Leight, lhe rendeu a escolha como melhor ator no prêmio Contigo!. Atuou no filme Malu de Bicicleta, na novela Amor Eterno Amor (Globo) e na série PSI (HBO). Em 2014, escreveu e dirigiu “Caros Ouvintes”, ganhando os prêmios de melhor direção e melhor espetáculo no Prêmio Qualidade Brasil. Foi colaborador de Walcyr Carrasco na novela Eta Mundo Bom. Atuou no filme Os Homens São de Marte, na série Toda Forma de Amor e no longa Nada A Perder. Foi o grande vilão Roger das novelas As Aventuras de Poliana e Poliana Moça, no SBT.

 Ficha Técnica do espetáculo
Texto: Otávio Martins
Direção: Marcos Damigo
Elenco: Fernando Pavão e Otávio Martins
Trilha Sonora: Ricardo Severo
Cello: Ana Eliza Colomar
Iluminação: Beto de Faria
Fotos: Heloísa Bortz
Design Gráfico: Patrícia Scótolo
Produção: Patrícia Scótolo
Assistente de Produção: Flavia Moreira
Realização: Engrenagem de Produção

Serviço
Peça “Entre Irmãos” em Campinas
Elenco: Fernando Pavão e Otávio Martins
Direção: Marcos Damigo
Texto: Otávio Martins
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial,  Campinas)
Data: dia 16 de agosto, sábado
Horário: 20h
Ingressos: a partir de R$ 50,00 à venda pela Internet, via Sympla (link), ou na bilheteria do teatro (de quarta a domingo, das 16h às 21h)
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 16 anos
Gênero: Comédia Dramática
Capacidade: 760 Lugares
Ambiente acessível para PcD e climatizado

Comédia “Entre Irmãos” chega a Campinas em apresentação única Read More »

Festival de Teatro Seguros Unimed leva 34 espetáculos a 24 cidades de SP

Imagine abrir as cortinas de um palco em plena noite de outono, em uma cidade do interior paulista e encontrar Susana Vieira, Gabriela Duarte, Marcelo Serrado e Vera Fischer diante de uma plateia encantada. É exatamente essa a magia que a 2ª edição do Festival de Teatro Seguros Unimed levará a 24 municípios de São Paulo, incluindo a capital.

Após o sucesso da primeira edição, o festival retorna em 2025 com uma programação ainda mais grandiosa: serão mais de 95 apresentações de 34 espetáculos adultos e infantis, que estarão em cartaz entre os dias 30 de maio e 31 de julho, com ingressos que variam de R$30 a R$250.

As cidades contempladas são Agudos, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barra Bonita, Barretos, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

O patrocínio ao Festival de Teatro faz parte da estratégia da seguradora de apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento humano e fortaleçam os laços com as comunidades em que atua, além de promover o bem-estar das pessoas.

“Acreditamos que o acesso à arte deve ser democrático e plural. Patrocinar um projeto como este está totalmente alinhado ao nosso propósito de cuidar das pessoas em todas as dimensões — inclusive a emocional e a cultural. A cultura tem o poder de inspirar, acolher e transformar, e queremos ser parte ativa desse movimento”, afirma Renata Ucha, superintendente de Marketing da Seguros Unimed.

“Democratizar o acesso ao teatro é mais do que levar peças a diferentes cidades – é permitir que mais pessoas vivenciem esse encantamento transformador. Ver uma plateia se emocionar, rir ou refletir junto com os artistas é um privilégio que queremos multiplicar cada vez mais”, afirma Vicente Freitas, idealizador do projeto.

Espetáculos

O festival tem início em Santos, com a apresentação de “A Tropa”, nos dias 30 e 31 de maio, sexta e sábado, às 20h, no Teatro Municipal Braz Cubas. A peça, com Otávio Augusto, traz a história de um pai que recebe a visita de seus quatro filhos no hospital. O que seria apenas um encontro familiar se revela um acalorado acerto de contas tendo como pano de fundo os últimos 60 anos da história do Brasil. O elenco tem ainda Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa, com direção de César Augusto, texto de Gustavo Pinheiro, e retorna aos palcos do festival no dia 22 de junho, no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

“Lady”, com Susana Vieira, estará em cartaz nos dias 20, 21 e 22 de junho, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas; e 27, 28 e 29 de junho, no Teatro Colinas, em São José dos Campos. No palco, um monólogo em que, de um lado, temos um dos maiores personagens da dramaturgia mundial, Lady Macbeth; de outro, uma das mais importantes e populares atrizes brasileiras. Com texto inédito de Vana Medeiros e direção de Leona Cavalli.

Destaque ainda para “O Papel de Parede Amarelo e Eu”, espetáculo de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, com Gabriela Duarte, que passará por São José do Rio Preto e Americana; “Avesso do avesso”, na qual Marcelo Serrado e Heloísa Périssé interpretam seis casais “em crise”, em Ribeirão Preto; e o aclamado “A Última Entrevista de Marília Gabriela”, no qual Marília entra em cena para uma última entrevista, e dessa vez é ela a entrevistada, e por uma pessoa que lhe é muito familiar: seu filho caçula, Theodoro Cochrane. Em cartaz em Piracicaba e Araraquara.

“O Cravo e a Rosa”, uma das novelas mais amadas e marcantes da teledramaturgia brasileira, de Walcyr Carrasco, também estará nos palcos, com Marcelo Faria e Paloma Bernardi, em Sorocaba. “Autobiografia Autorizada”, um monólogo de Paulo Betti, será apresentado em Salto; e “O Casal Mais Sexy da América”, com Vera Fischer, Leonardo Franco e Vitor Thiré, estará em Araçatuba.

Para a garotada, a Cia. Pia Fraus, que há décadas reinventa o fazer teatral com bonecos, máscaras e uma linguagem visual arrebatadora, promete encantar com “Festa dos Bichos”, em cartaz dia 26 e 27 de julho, no Teatro Municipal José Cyrino Goulart, em Franca; e “Gigantes Modernistas”, nos dias 5 e 6 de julho, no Teatro Colinas, em São José dos Campos.

Sucessos do YouTube, “Bita e os Animais – O Espetáculo” será apresentado em São Paulo e em Americana; e “Brincando com Bento e Totó”, em Araçatuba. Também estão na agenda clássicos como “João e Maria”, “Os Três Porquinhos”, “A Bela e a Fera”, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Rapunzel”.

Programação completa no site festivalsegurosunimed.com.br.

Festival de Teatro Seguros Unimed leva 34 espetáculos a 24 cidades de SP Read More »

O espetáculo Cirandas para Voar, da Cia. Teatral Cenarte, estará em cartaz no Teatro Carlito Maia.  A peça acontecerá em três finais de semana diferentes, nos dias 17,18, 24, 25, 30 de agosto e 1 de setembro. Aos sábados, a apresentação será no horário das 15h30; já no domingo terá duas sessões, às 11h e 15h30.

Os ingressos antecipados podem ser comprados na bilheteria do próprio teatro, aos sábados e domingos, e pelo whatsaap (19) 9 91228874. Os valores variam entrem R$30 (inteira) e R$15 (meia).

O espetáculo “Cirandas para Voar”, dirigido por Walter Rhis, presta homenagem à cultura popular e destaca brincadeiras e como estimular a imaginação infantil. A peça apresenta atores que cantam, interpretam e dançam cantigas de roda, cirandas, lendas e parlendas, com música ao vivo que reforça a atmosfera do show.

Serviço
Espetáculo Cirandas para Voar
Data: dias 17, 18, 24,25, 30 de agosto e 1 de setembro
Horário: Sábado – 15h30
Domingo – 11h e 15h30
Local: Teatro Carlito Maia
Endereço: Rua Coronel Quirino, 02, Bosque
Contato: (19) 991228874

Read More »

Teatro Oficina do Estudante recebe o espetáculo “Nasci pra ser Dercy”

Atriz Grace Gianoukas apresenta o monólogo que presta homenagem a Dercy Gonçalves no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, em Campinas

Crédito da foto: Heloisa Bortz

O monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, em  homenagem a Dercy Gonçalves, atriz que se consagrou por romper padrões e inaugurar uma representação genuinamente brasileira no teatro, é a principal atração teatral na região de Campinas neste final de semana. A peça estará em cartaz no Teatro Oficina do Estudante, localizado no Iguatemi Campinas, no sábado, 17, às 20h, e no domingo, 18, às 19h. 

Os ingressos custam R$ 60,00 (meia-entrada) e R$ 120,00 (inteira) e estão à venda na bilheteria do Teatro e no site www.ingressodigital.com.

Dercy não cabia em rótulo algum.  A atriz faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos. O texto busca unir o seu apelo popular e o seu carisma a uma profunda pesquisa que mostra a sua importância – muitas vezes ignorada – para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade. Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e a enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.

A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas a sua maior contribuição para o teatro se deu ao levar sua expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil. Ela instaurou uma nova forma de interpretar que rompia com todos os padrões. Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato. 

“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser que, no texto, procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do Teatro de Revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de puta, mas que casou e enviuvou virgem; iconoclasta e devota; libertária, mas avessa a qualquer bandeira; inclassificável e singular”, completa o autor.

A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai lendo suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e, por isso, Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela, então, transformando-se em Dercy e começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo. O espetáculo tem participação especial de Miguel Falabella com voz em off.

Teatro Oficina do Estudante recebe o espetáculo “Nasci pra ser Dercy” Read More »

“O Pai”, clássico da dramaturgia mundial, tem apresentação gratuita no Castro Mendes

Encenação de texto aclamado como obra-prima do teatro moderno, com direção de Regina Galdino, acontece nesta sexta-feira, dia 2 de junho, às 20h

Crédito da foto: Divulgação
O Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, recebe nesta sexta-feira, 2 de junho, o espetáculo “O Pai”, do autor sueco August Strindberg, um dos clássicos da dramaturgia mundial. A apresentação será às 20h, com entrada gratuita para o público, por ordem de chegada.
O texto, aclamado como obra-prima do teatro moderno, tem direção de Regina Galdino e explora as relações de gênero e poder. “É uma história sobre a luta pelo poder e como eliminar o opositor usando mentiras”, explica Regina.
Segundo ela, no espetáculo, pai e mãe protagonizam uma briga feroz pelo direito de educar a filha, a representação da geração futura. O alicerce social, fincado no exército, na ciência e na religião, é desestabilizado pela mãe, que lança mão de estratégias inescrupulosas para enfrentar o domínio paterno.
“O Pai” vem a Campinas e a outros seis municípios paulistas por meio do apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural, prêmio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Em Campinas, além da apresentação no Teatro Municipal, haverá uma palestra sobre a vida e a obra de Strindberg, proporcionando uma oportunidade para os participantes mergulharem mais profundamente no contexto histórico e na relevância de O Pai como um marco do teatro moderno. O evento será realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, no dia 2 de junho, a partir das 9h30, com entrada livre.
Serviço:
Peça teatral “O Pai”, de August Strindberg
Data: 2 de junho, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas, SP)
Mais informações: (19) 3272-9359
Entrada gratuita por ordem de chegada
Palestra sobre a obra de August Strindberg
Data: 2 de junho, sexta-feira
Horário: 9h30
Local: Unicamp – Faculdade de Educação (Rua Pitágoras, 400 – sala ED10, Cidade Universitária, Campinas, SP)
Entrada livre
Mais informações: https://opaiteatrostrindberg.com.br/

“O Pai”, clássico da dramaturgia mundial, tem apresentação gratuita no Castro Mendes Read More »

Rolar para cima