Rede Mário Gatti de Urgência

Mário Gatti realiza Campanha de Arrecadação de Brinquedos

A  Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar está realizando a Campanha de Arrecadação de Brinquedos para o Dia das Crianças. Podem ser doados todos os tipos de brinquedos novos ou em bom estado de conservação para serem entregues a crianças de 1 mês a 14 anos que estejam hospitalizadas no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) e Hospital Mário Gatti.

“Doar brinquedos é entregar alegria e esperança para crianças que estão em um momento delicado. A ação ajuda a aliviar o sofrimento, facilita a adaptação e apoia a recuperação da criança. É um gesto simples que pode encher um coraçãozinho de felicidade. Junte-se a nós nessa corrente do bem e faça parte dessa festa de amor”, convidou Lucimeire Martini, coordenadora do Setor de Humanização.

As doações devem ser feitas até o dia 10 de outubro no Setor de Humanização do Hospital Mário Gatti, que fica no andar térreo do prédio administrativo do Hospital Mário Gatti (Avenida Prefeito Faria Lima, 340, no Parque Itália), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Serviço
Campanha de Arrecadação de Brinquedos para o Dia das Crianças
Horário da arrecadação: 8h às 16h (segunda a sexta-feira)
Data: até 10 de outubro
Ponto de coleta: Setor de Humanização – prédio administrativo do Hospital
Mário Gatti (Avenida Prefeito Faria Lima, 340, no Parque Itália).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3772-5880 ou pelo e-mail humanizacao@hmmg.sp.gov.br

 

Mário Gatti realiza Campanha de Arrecadação de Brinquedos Read More »

Pirelli Pneus é condenada e hospital Mário Gatti recebe R$ 4,5 milhões

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar de Campinas vai investir R$ 4,5 milhões na modernização de equipamentos e ampliação do atendimento na área de ortopedia. O recurso foi transferido ontem (29) pelo TRT – Tribunal Regional do Trabalho e é oriundo de um acordo homologado pelo tribunal entre a Pirelli Pneus e o MPT – Ministério Público do Trabalho.

O investimento ocorrerá na contratação de profissionais e na modernização do parque tecnológico existente nos hospitais da Rede para que os procedimentos sejam realizados com maior qualificação e agilidade, diminuindo, ainda, o tempo de internações hospitalares.

O prefeito Dário Saadi afirmou que o recurso vem se somar ao esforço que está sendo feito para reduzir a fila de espera por cirurgias.

Ele observou também que não há na rede, conveniada e não conveniada, oferta de cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade para a Prefeitura contratar. “Temos de 20% a 25% de pacientes da região com traumas que chegam na porta do Mário Gatti. Os casos são operados com a urgência que precisam, mas os casos mais leves esperam mais”, afirmou.

O presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima, afirmou que a transferência dos recursos trará impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos. “A modernização dos equipamentos, mais cirurgias e reabilitação irão garantir que mais pacientes possam retomar as atividades. Isso reflete a importância de utilizar os recursos oriundos dos processos para promover o bem-estar coletivo e proporcionar melhorias significativas nos serviços de saúde”, afirmou.

“A epidemia de acidentes de trânsito aumenta muito a demanda por cirurgias ortopédicas. Mas há também pressão por procedimentos de alta complexidade, onde os pacientes precisam de próteses. São pessoas com mais idade e com doenças complexas”, afirmou o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni.

O Hospital Ouro Verde obteve a habilitação provisória para realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade, o que ajudará a desafogar o sistema. “Estamos trabalhando para conseguir a habilitação para alta complexidade para todo tipo de cirurgia. O Ouro Verde tem infraestrutura, equipes, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico”, afirmou.

Na ação, que tramitou po 9 anos, a Pirelli  Pneus foi condenada  pelo MPT – Ministério Público do Trabalho  “por  falta de segurança nas linhas de produção de pneus na fábrica da empresa em Campinas e subnotificação de caos de doenças ocupacionais”.

Pirelli Pneus é condenada e hospital Mário Gatti recebe R$ 4,5 milhões Read More »

Alunos do ensino fundamental são diplomados como socorristas mirins

Cinquenta e três alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Vicente Ráo, no Parque Industrial, foram diplomados como socorristas mirins, na última sexta-feira (6), após participarem de dez treinamentos em primeiros socorros do projeto Samuzinho na Escola, coordenado pelo Núcleo de Educação em Urgência da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

A proposta do Samuzinho na Escola é ensinar as crianças a utilizarem adequadamente o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de noções básicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.

“O Samu, além do serviço de atendimento à população, tem procurado desenvolver programas educacionais com crianças em idade escolar, para que elas possam aprender e multiplicar informações. Temos dois projetos em andamento em primeiros socorros: um com as crianças, e outros com professores, dentro da Lei Lucas”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Escolas foram certificadas

As 53 crianças que participaram do primeiro grupo de estudantes do projeto receberam diploma de socorrista mirim, camiseta, boné do Samu e medalha, em solenidade no Salão Vermelho da Prefeitura com a presença de pais e professores.

Erika Marani Frutuoso, mãe de Maria Júlia, da primeira turma do projeto, avalia como muito positivo o treinamento dado as crianças. “Minha filha se envolveu bastante, a cada aula chegava em casa contando o que tinha aprendido e depois nos fazia perguntas e nos corrigia quando a resposta não era correta”, falou.

Para as crianças, o aprendizado foi importante. “A gente aprendeu o que fazer em várias situações e tudo foi feito de forma divertida”, disse Ana Laura Rodrigues da Silva.

Alunos do ensino fundamental são diplomados como socorristas mirins Read More »

UPA São José suspende exames de raio-x para troca de equipamentos

A Unidade de Pronto Atendimento do São José suspenderá os exames de raio-x entre domingo (18) e quarta-feira (21), para a troca do equipamento. Com isso, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar conclui a instalação de novos equipamentos nas quatro unidades de pronto atendimento.

Nesse período, segundo a Secretaria de Saúde, a população deve buscar atendimento preferencialmente em outras unidades. O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi orientado a encaminhar para outras unidades pacientes atendidos pelo serviço e que possam necessitar do exame. Aqueles que estiveram na UPA, em observação, e precisarem do exame também serão transportados pelo Samu para outra unidade.


Além da troca do equipamento, está sendo instalado um sistema de processamento de imagens (Sistema PACS), que viabiliza a comunicação e o arquivamento de imagens de forma segura e permite que os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e as UPAs acessem raio-x que tenha sido realizado em qualquer unidade da Rede Mário Gatti.

UPA São José suspende exames de raio-x para troca de equipamentos Read More »

Centros de Saúde tiveram grande demanda no final de semana

Os dez centros de saúde de Campinas abertos no último sábado (30), atenderam 678 pacientes com sintomas de dengue. Foi o segundo final de semana com horário ampliado. O objetivo é reforçar a assistência diante do contexto de epidemia e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

A quantidade inclui novos atendimentos e retornos. Segundo a Secretaria de Saúde, os  números são inferiores aos 1.071 atendidos no sábado da semana passada. As unidades que funcionaram das 7h às 17h.

Centros de Saúde tiveram grande demanda no final de semana Read More »

Hospital Ouro Verde vai aumentar os leitos pediátricos

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar ampliará em 50% o número de leitos pediátricos de terapia intensiva (UTI) no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) na segunda-feira, 25 de março. O hospital passará dos atuais 10 para 15 leitos. A medida visa preparar a unidade para possível aumento de doenças respiratórias que ocorre no período de sazonalidade dessas doenças, com a chegada do outono.

“O contato próximo e frequente entre as crianças com o retorno às aulas e também a mudança no clima podem favorecer a transmissão de doenças respiratórias e queremos estar preparados para garantir a assistência”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Com a ampliação, o Sistema Único de Saúde (SUS) municipal passará dos atuais 29 para 34 leitos de UTI. Na área pediátrica, o SUS municipal disponibiliza atualmente 29 leitos de UTI, sendo 10 leitos no Hospital Ouro Verde, 14 na Unidade Pediátrica Mário Gattinho e cinco no Hospital PUC-Campinas.

Para internação em enfermaria, são 65 leitos, sendo 11 no Hospital Ouro Verde, 31 na Unidade Pediátrica Mário Gattinho e 23 no Hospital PUC-Campinas. No momento, a ocupação dos leitos varia entre 90% e 100%.

Hospital Ouro Verde vai aumentar os leitos pediátricos Read More »

Mário Gatti aumenta o atendimento da radioterapia oncológica

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar contratou dois serviços de radioterapia para ampliar a oferta de tratamento aos pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O contrato, de R$ 769,9 mil por seis meses, atenderá 170 pacientes, e poderá ser prorrogado. Os pacientes iniciarão o tratamento nos próximos dias.

Instalada junto ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, a Unacon é referência para radioterapia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Campinas, a unidade atende também pacientes de 42 municípios da área da Divisão Regional de Saúde (DRS-7).

A radioterapia estava suspensa na Unacon desde 2018, quando teve início a reforma e ampliação do prédio, e foi retomada em setembro de 2023. Nesse período, os pacientes não ficaram desassistidos, porque passaram a ser atendidos em serviços contratados pela Rede – esses contratos venceram no final do ano.

Para voltar a operar, o acelerador linear, que emite radiação utilizada para combater ou diminuir o desenvolvimento de câncer, passou por atualização, com a instalação de novos componentes e programas computadorizados, controle de qualidade, manutenção preventiva e corretiva e melhorias tecnológicas.

“Retomamos os tratamentos na Unacon em setembro, e antes, em agosto, publicamos chamamento de serviços para poder ampliar a oferta de tratamento, porque a demanda é crescente”, disse o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca.

Atualmente há 85 pacientes em tratamento e 140 em quimioterapia na unidade. Não há espera para o tratamento quimioterápico. Em radioterapia, 42 pacientes estão em fase de planejamento do procedimento e 140 passaram por consulta com o radioterapeuta e aguardam o planejamento.

Esse planejamento é realizado por meio de uma tomografia feita na mesma posição em que o paciente fará o tratamento. Com ela são realizados os cálculos de distribuição de dose para que a radiação fique na área a ser tratada.

 

Mário Gatti aumenta o atendimento da radioterapia oncológica Read More »

Rolar para cima