Xandy Negrão

Falecido recentemente, piloto campineiro Xandy Negrão recebe homenagem

Uma linda homenagem do Império Endurance Brasil a Xandy Negrão marcou a disputa da terceira etapa do campeonato, realizada no último sábado, no Velopark. O Mercedes AMG GT3 utilizado por ele na conquista do título de 2019 recebeu uma pintura especial com as cores branca e amarela, em referência a seu icônico e tradicional capacete, e foi o carro madrinha da prova de três horas de duração que levou seu nome: GP Xandy Negrão. O carro foi guiado pelo seu filho Xandinho Negrão.

“Para mim e para toda minha família foi muito especial chegar aqui e encontrar essa linda surpresa. Nós nos despedimos deste carro muito recentemente, na etapa de Goiânia, e se eu soubesse que o carro ficaria tão bonito com esta pintura acho que já teríamos corrido deste jeito. Tenho certeza que, de onde ele estiver, ele está muito feliz e orgulhoso com esta homenagem”, afirmou Xandinho Negrão, filho de Xandy.

“O Xandy era um amigo, um apaixonado pelo automobilismo com quem tivemos o prazer de conviver nas pistas por muitos anos e que, com certeza, vai deixar muita saudade em toda família do Império Endurance Brasil. Mas, acima disso, ele deixa um legado que nós faremos questão de levar a diante. A nossa categoria deve muito a ele, ao seu entusiasmo, ao seu apoio, e essa homenagem é uma forma que encontramos de reconhecer a importância dele para a nossa categoria e o nosso esporte como um todo”, disse Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance, entidade responsável pela realização do Império Endurance Brasil.

As homenagens não pararam por aí. Todos os carros do grid da prova válida pela terceira etapa do campeonato levaram adesivos com os dizeres  “Valeu, Xandão” e “Xandão, foi uma honra!”. Ao longo de sua extensa carreira, que teve início em 1975 com sua participação na quarta edição das Mil Milhas de Brasília, Xandy disputou 351 corridas, subiu ao pódio 173 vezes e venceu outras 92, o que o torna o segundo piloto brasieiro com maior número de vitórias em toda história. Fica atrás apenas de Ingo Hoffmann, com 112 conquistas.

Falecido recentemente, piloto campineiro Xandy Negrão recebe homenagem Read More »

Família Negrão se reúne no autódromo Velocittà para homenagear o piloto Xandy

A última sexta-feira, 26 de maio, vai ficar na história. O autódromo Velocittà, em Mogi Guaçu, foi o escolhido para a montagem de toda a nova estrutura da equipe A.Mattheis Motorsport e a chegada do novo carro para os testes, o protótipo Ligier da dupla Xandinho Negrão e Marcos Gomes para a temporada 2023 do Império Endurance Brasil.

Essa foi uma das formas de homenagear o piloto campineiro Xandy Negrão, o maior amante do automobilismo, que nos deixou na última semana. Sua dedicação e amor ao esporte foram exemplos a serem seguidos.

“Pra mim é uma honra estar realizando o derradeiro sonho do Xandy no automobilismo, quando ele me ligou em janeiro falando para mudarmos de categoria e que arrumasse um protótipo para correr na Endurance, fiquei muito feliz e motivado. Começamos a estudar para ver qual seria o melhor carro e conseguimos alinhar sempre com ele, como ele queria, e em tempo recorde montamos esse projeto. Estávamos com tudo preparado desde quinta-feira porque queríamos fazer uma apresentação para ele e ele não pode estar presente fisicamente, mas com certeza estava lá, sentimos ele lá na pista”, contou emocionado o chefe de equipe e amigo, Andreas Mattheis.

Um dia de muita emoção, que começou pela retirada da capa do carro feito pela esposa Vera, e os filhos Xandinho, Gisela e Fernanda Negrão com a presença de amigos, familiares e todos da equipe A.Mattheis Motorsport, que mostrou a pintura do protótipo recém chegado ao Brasil.

“Eu me senti muito honrado que toda a família veio, todos em um clima de união, amor e de honra ao Xandão, estou muito feliz por isso, sou grato a toda equipe que se empenhou muito por isso e para sempre Xandão”, ressaltou ainda Andreas.

Outra bela homenagem neste dia foi a nova pintura do capacete do Xandinho, a mesma que o pai Xandy usou e venceu muitas das corridas das quais participou, feitas pelo artista Alan Mosca.

“Realmente parece que tudo foi sendo planejado para esse dia acontecer. Estar ao lado da minha família, amigos e na pista, o lugar que meu pai mais amava, com a surpresa que preparamos pra ele, toda equipe renovada, carro novo, novos desafios, nesses dias difíceis sem ele, nos mostram que a vida segue e que temos muitas vitórias para alcançar. Agradecer toda equipe e a ele, meu pai que proporcionou tudo isso”, contou Xandinho Negrão.

A etapa de estreia oficial as pistas da nova Ligier acontece no dia 24 de junho, na terceira etapa do Império Endurance Brasil no menor circuito do país, o Velopark, no Rio Grande do Sul.

Família Negrão se reúne no autódromo Velocittà para homenagear o piloto Xandy Read More »

Rolar para cima