F-150 chega ao Brasil em duas versões com motor V8 do Mustang

No final dos anos 1990, a Ford estava em dúvida sobre qual picape seria mais interessante para brigar com a Chevrolet Silverado: a F-150 ou a F-250. A picape da General Motors foi lançada em 1997 e substituiu com muito sucesso a valente D-20. Na época, 1998, mesmo sendo muito questionada, a Ford optou pela F-250, já que era de uma categoria maior.

Agora, finalmente após 25 anos, a espetacular e desejada F-150 chega ao mercado nacional.

A picape F-150 é o veículo mais vendido nos Estados Unidos há mais de 40 anos e desembarca no Brasil em duas versões: Lariat e Platinum. A Lariat é mais esportiva, sem cromados, e a Platinum, mais luxuosa e com muitos cromados. Mas os equipamentos e motorizações são iguais. As duas contam com o mesmo motor utilizado no esportivo Mustang, V8 aspirado 5,0 litros e são superequipadas.

A nova picape full size da Ford chega para desbancar a Ram1500. Entre algumas vantagens, para dirigir a Ram é necessária a carteira de habilitação profissional e a F-150 pode ser a tradicional letra “B”.

Grande

Somente quando você se vê do lado de uma F-150 é que tem noção do tamanho. É muito grande. São 5,80 metros de comprimento, generosos entre-eixos de 3,67 metros, altura de dois metros e largura de 2,10. Para simplificar e ter ideia dessas dimensões, o entre-eixos da picape da Ford é maior que o de um Renault Kwid inteiro e um metro maior que qualquer das picapes médias do mercado nacional. O motor escolhido foi o mais forte da linha. O Coyote V8 aspirado de 5,0 litros, o mesmo que está no esportivo Mustang, entrega 405 cavalos e 56,7 kgfm de torque. Menos potência que o Mustang, principalmente por conta do sistema de escapamento e admissão para a F-150.

Mesmo assim, a F-150, com mais de duas toneladas, tem uma aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em 7,1 segundos.

Segundo a marca, a F-150 faz 6,3 quilômetros por litro na cidade e 8,6 quilômetros por litro na estrada. Será? Independentemente do otimismo, a autonomia é superior aos mil quilômetros, já que o tanque, o maior da linha F-150, tem capacidade para 136 litros de gasolina.

Nos Estados Unidos, a versão a diesel existe somente para uso profissional.

Luxuosíssima

Por dentro, o espaço e o conforto são impressionantes. Os bancos dianteiros mais se assemelham a uma poltrona caseira. Muito bem equipada, a F-150 tem duas telas de 12 polegadas. Uma é para o painel de instrumentos na frente do motorista e a outra para o moderno sistema multimídia SYNC 4.

A picape também tem diversos assistentes, como piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de reboque configurável (não deixa que o reboque fique “vagando” e dificultando a condução), sistema de som Bang & Olufsen, teto-solar panorâmico e acabamento em couro nos bancos. Na mais sofisticada, a Platinum, tem até uma área no console para que o proprietário possa trabalhar.

A caçamba, com um inédito fechamento elétrico, tem 1,7 metro de comprimento e capacidade de carga de 728 quilos na Lariat e 681 kg na Platinum. No compartimento, há tomada 110 volts, iluminação em LEDs, nichos com travas e protetor fixo. Por conta do vão livre do solo, de 238 mm, o modelo tem um útil estribo elétrico na Platinum. A capacidade de reboque é de 3.515 quilos.

A Ford F-150 começa a ser comercializada no dia 14 de fevereiro pela internet e nos concessionários a partir do dia 16. O preço somente será divulgado no dia 14. A perspectiva é que fique em torno de R$ 450 mil.

Versões

F-150 Lariat

ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras

regulagem elétrica de bancos, coluna de direção e pedais

bancos dianteiros aquecidos e ventilados

banco traseiro aquecido

rodas de 20″ com pneus 275/60

abertura e fechamento elétrico da tampa da caçamba

escada de acesso a caçamba

estribos laterais fixos

faróis em LEDs

faróis de neblina em LEDs

lanternas em LEDs

compartimento sob o banco traseiro

iluminação ambiente

teto-solar panorâmico

oito airbags

acendimento automático dos faróis com farol-alto automático

controles de tração e estabilidade com estabilização de trailer

alerta de colisão com frenagem automática

câmera de ré com detecção de objetos

assistente de manobras evasivas

alerta de permanência em faixa

carregador de celular por indução

câmeras 360º

chave presencial com partida por botão

painel de instrumentos em tela de 12″

sistema multimídia SYNC 4 com tela de 12″ e espelhamento sem fios

sensor de chuva

sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes

F-150 Platinum (tudo o que tem a Lariat), mais:

Acabamentos externos e rodas de 20″ cromados

Estribo lateral retrátil

Sistema de som Bang & Olufsen com 18 alto-falantes

Console central com plataforma de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima