Econômico e confiável, Toyota Yaris XS tem interior simples

Modelo de entrada da Toyota no Brasil, com o fim do Etios, o Yaris teve uma discreta reestilização no ano passado. Além de pequenas alterações estéticas, o modelo ganhou mais segurança e motorização apenas de 1,5 litro. A 1,3 litro não está mais disponível.

A nossa avaliação foi com o Toyota Yaris XS hatch com câmbio automático CVT. Para quem quer um carro para ir e voltar em qualquer emoção, mas com baixo custo de manutenção, seguro e muito confiável, o Toyota Yaris atende com louvor.

Simples

O modelo tem design agradável. As alterações visuais realizadas pela marca japonesa foram muito singelas e basicamente na dianteira. A “nova” grade tem um formato de trapézio e o para-choque umas aberturas onde ficam os faróis auxiliares.

Novidades? As luzes diurnas obrigatórias e rodas de 15 polegadas com um desenho bonito. A traseira não tem novidades, deve ficar para uma próxima atualização.

Não é feio, muito pelo contrário, mas é pobre e muito simples. Falta emoção. Para um modelo de mais de 100 mil reais, merecia um pouco mais de dedicação. Apesar das imitações de costuras, há um excesso de plástico.

Com sete polegadas, a central multimídia tem o básico e a conectividade com o celular é feita através do cabo. O volante não tem ajuste de distância, mas achar uma posição boa para dirigir é fácil.

Isso, graças aos bancos confortáveis, com um revestimento de tecido e couro sintético. O mesmo acabamento está nas portas. O espaço interno é bom e para os dois passageiros do banco traseiro, há muito espaço e conforto. Além disso, a ausência do túnel no chão dá mais comodidade. O porta-malas de 310 litros é espaçoso.

Motor

O Toyota Yaris XS vem equipado com um motor 1,5 litro, flex, com 110 cavalos de potência máxima e um torque de 14,9kgfm. A transmissão é uma CVT que simula sete velocidades e está muito bem calibrada. O conjunto é honesto e atende bem a proposta do modelo japonês.

Na estrada, tem um bom desempenho, apesar de ser muito barulhento em altas rotações. É um bom carro para viajar. O Yaris XS atinge a máxima de 178 quilômetros por hora e acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 11,7 segundos.
Se o condutor quiser um desempenho um pouco mais agressivo, é só colocar a chave seletora em “Sport”.

Com um tanque de 45 litros, o hatch japonês, com o seletor no modelo ECO, faz 14,1 quilômetros por litro na estrada com gasolina e 9,9 km/l com etanol. Já na cidade, o modelo consome 12,3 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol. Aliás, na cidade, o modelo é muito agradável de andar e é bem espertinho.

Mérito

Os equipamentos de segurança são um dos destaques do Yaris XS. Além dos airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e Isofix para prender com mais segurança a cadeirinha das crianças, o modelo também vem com sistema de pré-colisão, com alerta de possível colisão, carga adicional nas frenagens e alerta quando sai das faixas de rodagem. A câmera de ré auxilia muito o motorista na hora de estacionar.

Para quem deseja um veículo espaçoso, com desempenho razoável, confiável e bom custo-benefício, o Yaris XS atende com louvor. Além de ter um dos melhores preços do seu segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima