Campinas começa a coleta de lixo com caminhão 100% elétrico

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas iniciou o teste de coleta de lixo com um caminhão 100% elétrico a partir desta terça-feira, 3 de setembro, no período da tarde. O veículo circulará na região central e recolherá o lixo dos contêineres, por meio da coleta mecanizada. Inicialmente, o veículo será utilizado por seis meses.

O caminhão é um BYD eT8, que também está sendo testado em outras cidades, como São Caetano do Sul e Rio de Janeiro. O veículo tem o compactador instalado, com capacidade de transportar 8 toneladas de resíduos. A principal vantagem é que o caminhão elétrico deixa de emitir 82 toneladas de gás carbônico por ano, quando comparado a outro movido a combustão. Isso equivale ao plantio de cerca de 550 árvores.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que outra vantagem do caminhão elétrico, além de não emitir gases poluentes prejudiciais ao meio ambiente, é não fazer barulho.

“Nós vamos avaliar por um período estimado de seis meses. Precisamos conhecer como será a recarga da bateria, a capacidade operacional, o tempo de utilização e o uso de energia. Inicialmente, nós vamos trabalhar na área central e no centro expandido porque é uma área que tem muitos resíduos”, destaca o secretário Paulella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima